quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Após massacre, loja de armas interrompe venda de fuzis nos EUA

NOVA YORK — Duas semanas após o massacre que deixou 17 pessoas mortas na Flórida, uma das maiores lojas de material esportivo dos EUA, a Dick's Sporting Goods, anunciou nesta quarta-feira que não irá mais vender fuzis de assalto. De acordo com a empresa, nenhuma pessoa com menos de 21 anos poderá comprar nenhum tipo de armamento, sendo que munições de alta capacidade também estão banidas das prateleiras. O autor dos disparos, Nikolas Cruz, conseguiu comprar um fuzil AR-15 sem muita dificuldade, apesar de ter apenas 19 anos, o que reacendeu o debate sobre o acesso a armas nos EUA.
A Dick’s Sporting Goods é uma das maiores varejistas de equipamentos esportivos dos EUA, com mais de 700 lojas em todo o país, além de ser proprietária de outras redes especializadas em gêneros específicos de esportes, como o golfe e atividades ao ar livre (caça, pesca, trilhas a pé etc). De acordo com o jornal americano "The New York Times", o CEO e filho do fundador, Edward Stack, afirmou que a decisão é uma resposta direta ao massacre.
— Quando vimos o que aconteceu em Parkland, ficamos perturbados e tristes. Nós amamos esses alunos e seus gritos de 'chega'. Vamos nos posicionar e afirmar às pessoas nossa visão para, com esperança, trazê-las para a discussão.
Stack espera que a discussão inclua políticos e possibilite uma "reforma com bom senso" na política de armas praticada no país. Ele deseja que maiores restrições sejam aplicadas na venda, como proibição da comercialização de rifles de assalto, o aumento para 21 anos da idade mínima necessária para comprar uma arma e maior análise de possíveis problemas psicológicos que tenham os compradores.
Ainda de acordo com o proprietário, a loja procurou em seus arquivos o nome de Nikolas Cruz pouco depois da identidade do jovem ter sido revelada e descobriu que tinha vendido uma arma para ele em novembro, ainda que não tenha sido o modelo usado no ataque.
Essa não será a primeira vez que a loja faz mudanças após um ataque a tiros. Depois do tiroteio na escola primária de Sandy Hook, a varejista decidiu interromper a venda de fuzis de assalto em suas unidades principais, mas esse tipo de armamento continuou a ser comercializado em sua rede destinada especificamente a esportes de caça e pesca, a Field & Stream. Dessa vez, no entanto, Stack garante que a mudança será definitiva, ainda que o proprietário afirme ser um apoiador da Segunda Emenda, que garante o direito ao porte de armas de fogo nos EUA, e que continuará a vender armamento para esportes e caça.
Na semana passada, outras empresas anunciaram o fim da parceria com o lobby armamentista. O serviço de aluguel de carros Hertz, a seguradora de vida MetLife e a Delta Air Lines, que recebiam dinheiro da Associação Nacional do Rifle (NRA, na sigla em inglês), resolveram não aceitar mais doações do grupo.
A escola secundária Marjory Stoneman Douglas em Parkland, na Flórida, busca recuperar a normalidade ao reiniciar as aulas nesta quarta-feira, duas semanas depois do tiroteio. O colégio abre as portas às 7h40, horário local, para uma jornada de meio período, ainda que o prédio em que a maioria das vítimas foram atingidas permaneça fechado indefinidamente.

Pirulito com energético está intoxicando crianças? Não é verdade!

Pirulito e bala alvos de mensagem em redes sociais (Foto: Reprodução/ WhatsApp)Circula pelo WhatsApp a informação de que crianças ficaram intoxicadas após consumir um pirulito que contém energético. Uma parte do texto diz que em Angra, no Rio, duas crianças foram para o hospital com parada cardíaca. Não é verdade.
A circulação do boato, entretanto, coincide com um fato real. A polícia de Angra, de fato, investiga a intoxicação de duas crianças e um adulto que consumiram balas encontradas na praia no dia 20 de fevereiro. As crianças tiveram de ser socorridas por uma equipe do Samu e levadas de barco para uma unidade de pronto atendimento. A enfermeira do Samu que atendeu as vítimas e também o pai da criança, que não vê nenhuma relação entre o boato e o fato real.
A mensagem que circula pelo WhatsApp aponta para duas embalagens: uma de uma bala de morango Popping Candy Bonbons Pettillants e outra com o pirulito Blong Energy. A empresa que produz o pirulito divulgou um comunicado no qual afirma que "os pirulitos e chicles Blong Energy não possuem nenhum ingrediente energético, estimulante ou alcoólico em sua composição". Já a embalagem da Popping Candy tem circulado junto de outros boatos envolvendo balas na web - ou seja, não é a primeira vez que a foto é usada para ilustrar uma notícia falsa.
Mensagem que circula no WhatsApp sobre pirulito e bala  (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Veja o texto da mensagem falsa

Re, divulga no colégio no grupo do colégio do Ruan. Já é a terceira criança que atendemos na emergência com intoxicação por esse pirulito que contém energético. Hoje eu atendi uma criança de 10 anos apresentando falta de ar, vômitos, queda da pressão, aumento da frequência cardíaca, tosse incessante. Acredito que por ser uma criança com peso de adulto não causou efeitos colaterais piores. Semana passada atendemos uma criança de 5 anos com sangramento nasal, alteração neurologica (andar, fala, movimentos) que tinha sido exposta a esse pirulito. Então me faz esse favor. Por favor estou divulgando em outros grupos também !!! Obrigada. Aqui em Angra teve duas crianças que foram para o hospital com parada cardíaca. Por favor, mostre isso aos seus filhos e avise-os que não é doce. É extase!!! Por favor, para todos que você conhece !!!

Veja a nota do fabricante do pirulito

"Os pirulitos e chicles Blong Energy não possuem nenhum ingrediente energético, estimulante ou alcoólico em sua composição, podendo ser consumido por pessoas de todas as idades. O sabor é caracterizado pela combinação de aromas artificiais de framboesa com abacaxi, como pode ser conferido na lista de ingredientes. A soma desses aromas remete exatamente à lembrança dos energéticos, o que foi caracterizado pela marca Energy"

Agora, veja o caso real

Embalagem encontrada com crianças intoxicadas (Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal)O pai da criança diz que nenhuma das embalagens que circulam no WhatsApp corresponde à embalagem da bala que seu filho consumiu. Ele diz que a embalagem encontrada com seu filho e com seu sobrinho é de uma outra marca. Mas, segundo ele, a embalagem estava aberta e colada com fita adesiva. Ele suspeita que a embalagem tenha sido usada apenas para guardar as balas "batizadas" que estavam dentro. "Possivelmente algum turista estrangeiro a usou para despistar." A polícia apreendeu o invólucro.
O incidente envolvendo as crianças ocorreu no dia 20 de fevereiro na praia de Dois Rios. Segundo o pai, as crianças de 5 e de 7 anos, seu filho e seu sobrinho, respectivamente, estavam na praia e encontraram as balas dentro de uma bolsa pequena.
"Essas 'jujubas' deviam conter algum alucinógeno ou algum remédio. Talvez sejam drogas mesmo. Quando encontramos as crianças, elas já haviam comido as balas. Ainda passou um amigo da família, que comeu outras quatro 'balinhas' dadas por elas. Então não foi possível identificar a substância."
As crianças foram levadas de carro para o posto de saúde do bairro Abraão. Depois, acabaram transferidas de lancha da Defesa Civil para Angra. De lá, foram para a UPA pediátrica da Japuíba, onde ficaram de observação até o dia seguinte. Já o amigo da família não precisou ser transferido e só recebeu os primeiros socorros.
Segundo o pai, as crianças não apresentaram os sintomas relatados no boato, como sangramento nasal, tosse incessante, vômitos. "Eles ficaram com as pupilas dilatadas e tiveram alucinações."
A enfermeira do Samu Beatriz Bessa conta como encontrou as crianças. "Eu fui junto com a Defesa Civil buscar as crianças na lancha. O Samu foi acionado pelo médico do pronto atendimento do Abraão. As crianças tinham sinais de intoxicação por alguma droga ilícita, estavam apresentando sinais de alucinações, não estavam conseguindo falar, não estavam conseguindo nem ficar em pé. Estavam bem intoxicadas mesmo. Retiramos em maca porque elas não tinham condição de andar", diz.
Ela conta que o saquinho de balas encontrado com as crianças não é brasileiro e tinha inscrições em inglês. "As crianças relataram para os pais, quando ficaram bem, que era uma bala tipo jujuba", afirma. A polícia apura o caso.

Homens armados invadem Hospital das Clínicas e roubam caixa eletrônico



Policiais Militares no Hospital das Clínicas  (Foto: Reprodução/TV Globo)Seis homens armados invadiram o Hospital das Clínicas, na Zona Oeste de São Paulo, e roubaram um caixa eletrônico dentro do prédio dos ambulatórios na madrugada desta quarta-feira (28).Segundo a Polícia Militar, o grupo entrou pela rua de trás do Hospital das Clínicas, na Rua Professor Enês de Carvalho Aguiar, onde fica o Pronto-Socorro e o Incor, por volta das 4h45. Eles renderam os seguranças e explodiram o caixa.

O grupo estourou o cofre, mas não há detalhes do que foi roubado. O caso foi registrado no 14º Distrito Policial, em Pinheiros, e o ambulatório funciona normalmente.

O que é a 'Besta do Leste', fenômeno sem precedentes que deixou a Europa em alerta por onda de frio

Desde 2012 não nevava em Roma, cidade que não está preparada para temperaturas tão baixas  (Foto: Reuters/BBC)Uma massa de ar fria vinda da Sibéria e da Escandinávia levou nevascas a diferentes cidades da Europa. Até o centro de Londres, onde normalmente os flocos de gelo derretem rapidamente, amanheceu coberto de neve.
Apesar de ser responsável por belas paisagens, a frente fria está sendo chamada de "Besta do Leste" pelos jornais britânicos.
Até sacerdotes brincaram com a neve no Vaticano  (Foto: Reuters/BBC)Além de ter impactos nas estradas, voos e serviços ferroviários e de fechar escolas, o fenômeno já matou pelo menos dez pessoas nos últimos três dias em diferentes cidades da Europa. E deixou o continente em estado de alerta.Na Polônia, cinco pessoas morreram na segunda-feira, quando a temperatura em Varsóvia chegou a -16°C. Na França, foram pelo menos duas mortes. Há uma grande preocupação com os moradores de rua.
A Organização Mundial de Meteorologia já havia advertido que a temperatura mínima diária para essa semana estaria abaixo dos 0°C até no sul da Europa, e que isso poderia representar "um risco para a vida das pessoas vulneráveis expostas ao frio".
Em Bruxelas, na Bélgica, o condado de Etterbeek determinou a detenção forçada dos sem-teto que se recusarem a ir a abrigos para, assim, evitar potenciais mortes por temperaturas abaixo dos -15ºC
Autoridades em diferentes cidades estão preocupadas com os moradores de rua, pontenciais vítimas das baixas temperaturas (Foto: Getty Images/G1)A "Besta do Leste" não apenas derrubou a temperatura ao longo da semana - foi também responsável por recordes de frio em várias partes da Europa.


"É provável que partes da Inglaterra e do País de Gales registrem o período mais frio desde 2013 e, talvez, desde 1991", informou o chefe do serviço meteorológico britânico, Frank Saunders.
Para o Reino Unido, a previsão é de mais neve para os próximos dias.
Chamada de 'besta do leste', frente fria que veio da Sibéria fez o centro de Londres amanhecer coberto de neve  (Foto: PA/BBC)Na Itália, Roma amanheceu na segunda-feira coberta de neve, algo que não acontecia desde fevereiro de 2012. A capital italiana registrou temperaturas de até -8°C.
Na Bulgária, por sua vez, o serviço meteorológico pediu que a população evitasse viagens - as temperaturas chegaram a -7°C em Sofia.
A "besta" tem causado vários transtornos. Com a nevasca, o Reino Unido tem registrado acidentes em estradas, atraso de voos e trens e interrupção de serviços. Na Escócia, mais de 400 escolas e creches não abriram nesta quarta-feira, e outras centenas ficaram fechadas na Inglaterra.
Na Eslovênia, ventos gelados de mais de 100km/h obrigaram as autoridades locais a fechar a rodovia que liga a capital, Liubliana, ao porto de Koper. Na Rússia, os serviços meteorológicos estão advertindo que as temperaturas estarão mais frias que o normal, oscilando entre -14°C de dia e -24°C à noite.

Mais calor no Ártico, mais frio na Europa

Berlim também registrou intensas nevascas; em toda Europa, voos foram alterados, trens cancelados e escolas fechadas  (Foto: AFP/BBC)O frio extremo na Europa contrasta com a situação no Ártico, que está experimentando um período excepcionalmente quente em uma época do ano em que o sol nem aparece no horizonte.
Nesta semana, o Ártico está experimentando uma grande onda de calor, segundo a União Europeia de Geociências. Em algumas partes da região, estão sendo registradas temperaturas acima do ponto de congelamento, surpreendendo muitos especialistas.
Segundo o jornal britânico The Guardian, especialistas estão usando termos como "maluco", "estranho" ou "simplesmente chocante" para descrever o fenômeno. Mas segundo com a OMM, trata-se de "um momento raro, mas não sem precedentes".
A organização explicou que o fenômeno está relacionado a padrões de circulação atmosférica em grande escala, chamados de "evento de aquecimento estratosférico repentino" e registrados na estratosfera, a uns 30 quilômetros acima do Polo Norte.
"O evento de aquecimento estratosférico provocou uma divisão no vértice polar, que é uma área de baixa pressão na atmosfera superior, com redemoinhos de vento do oeste que circulam ao seu redor", esclareceu a OMM.
Essa divisão dos ventos teria provocado os ventos frios que vêm da Sibéria e têm influenciado a queda da temperatura na Europa.
De acordo com o Guardian, os picos de calor no Ártico são comuns, mas estão se tornando cada vez mais frequentes e de longa duração. O que está em debate no momento é o que está provocando isso, de acordo com a publicação britânica.
"Apesar de poder ser considerado como um evento anômalo, a maior preocupação é que o aquecimento global esteja comprometendo o vértice polar, o vento poderoso que ficava isolado no gelado norte", diz a publicação.

Capixaba que tentou fumar dinheiro vira delegada no Pará

Resultado de imagem para Luiza GomesA então estudante de Direito, Luiza Gomes, flagrada pela polícia sem carteira de habilitação, e que ainda tentou fumar uma nota de R$ 50, em 2012, em Vila Velha, se tornou delegada no estado do Pará.
A nomeação de Luiza foi publicada no Diário Oficial do Estado do Pará, nesta terça-feira (27). A formatura dos novos delegados foi realizada na última segunda-feira (26).
De acordo com a Polícia Civil do Pará, “os delegados vão reforçar a segurança pública dos 144 municípios do estado”.
Carro flagrado na Terceira Ponte
Luiza foi flagrada pela Polícia Militar, em 2012, ao conduzir um veículo visivelmente embriagada e sem carteira de habilitação. Na ocasião, o veículo conduzido por ele colidiu em um das muretas de proteção da Terceira Ponte.

Três pessoas são levadas a hospital após carta ser aberta em base militar dos EUA

Resultado de imagem para cartaOnze pessoas ficaram doentes e três foram levadas para um hospital nesta terça-feira, depois que uma carta foi aberta em uma base militar dos EUA em Arlington, Virgínia, disseram o corpo de bombeiros e uma porta-voz da base.
"Alguém abriu uma carta e todos no escritório começaram a se sentir mal", disse Leah Rubalcaba, porta-voz da Base Conjunta Myer-Henderson Hall.
As três pessoas levadas para um hospital estavam em condição estável, informou o Departamento de Bombeiros de Arlington no Twitter.
A carta foi aberta na parte dos fuzileiros navais da base, que está localizada perto de Washington.
"Um envelope contendo uma substância desconhecida foi recebido" na base, informou a Marinha no Twitter. "O pessoal do edifício tomou medidas preventivas imediatas esvaziando o prédio", disse.

Mulher espalha fotos com ofensas à amante do marido e é criticada

Um caso de vingança em Lisboa, capital de Portugal, despertou a curiosidade dos noticiários ao redor do mundo. Uma mulher que foi traída pelo marido resolveu colar vários cartazes pelas paredes e postes da cidade em que ofende e expõe o rosto da amante, mas um detalhe chamou a atenção: e o homem? Por que não foi culpabilizado?
A atitude da mulher traída acabou gerando muita repercussão nas redes sociais, e dividiu opiniões. Enquanto uns mais inconsequentes enxergaram graça, outros criticaram com veemência o ato da mulher, alegando falta de sororidade por parte dela. Além disso, a internet diz que a mulher jogou toda a culpa sobre a amante, poupando seu marido da responsabilidade pelo adultério.

Crivella está proibido de contratar novas obras sem garantir recursos para terminar projetos inacabados

Marcelo CrivellaO prefeito Marcelo Crivella está proibido de realizar novas obras no Rio sem que antes retome e garanta recursos para terminar os 131 projetos que estão paralisados no município. A determinação é do Tribunal de Contas do Município (TCM), que, na tarde desta terça-feira, julgou uma auditoria sobre os projetos interrompidos. Ao todo, os contratos chegam a R$ 6 bilhões sendo que cerca de R$ 4 bilhões já foram pagos. Relatado pelo conselheiro Felipe Puccioni, o documento foi aprovado por unanimidade.

No entendimento da corte, caso esses projetos não sejam retomados, Crivella ficará sujeito a um processo por improbidade administrativa e configura um infração político-administrativa que pode até mesmo servir de base para a análise de um processo de impeachment pela Câmara do Rio, por violar o artigo 45 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Esse artigo determina a inclusão de novos projetos ao orçamento quando aqueles que já começaram tiverem recursos.
Na avaliação do TCM, caso seja condenado em um processo por improbidade, Crivella estaria sujeito a ter que ressarcir os cofres públicos em até R$ 4 bilhões — valor do que já foi pago até o momento. Felipe Puccioni lembrou que a paralisação dos projetos por si só já acarretam prejuízos ao erário. Quando os contratos são rescindidos por culpa do gestor público, por exemplo, a administração tem que indenizar as empresas.
— O objetivo é evitar a descontinuidade de investimentos na cidade por troca de governos. Estamos lidando com recursos públicos, Se as obras param não atendem a princípios que devem pautar a administração pública: eficiência, efetividade e economicidade — disse o conselheiro.
Procurada, a prefeitura informou, por meio de nota, que realizou um levantamento de todas as obras paralisadas pela gestão anterior, no início desta administração. "A prefeitura demonstrou que todos os empenhos foram cancelados. Tudo foi feito com transparência, amplamente noticiado pela imprensa logo nos primeiros meses de 2017.Até o momento, a secretaria de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação apenas retomou obras paralisadas e executou aquelas emergenciais. Não houve licitação de novas obras dentro de uma política de austeridade", diz a nota. Ainda segundo a prefeitura, em março de 2017, quando o orçamento abriu, o próprio prefeito solicitou que o TCM avaliasse as contas públicas para garantir a legalidade.
As razões para interrupção das obras são variadas. Dos 131 projetos, 46 (35%) estão paralisados desde o fim de 2016 e não foram retomados desde então. Na época, prestes a deixar o governo, o então prefeito Eduardo Paes baixou um decreto suspendendo a execução de projetos, como parte do processo de transição do governo. Outros 18 (14%) estão parados por falta de recursos para serem retomados. Em 16 casos (12%), as obras foram interrompidas por problemas de projeto ou nos canteiros.
E o número de projetos paralisados é até maior. Isso porque os auditores se concentraram apenas na análise dos contratos de maior valor de seis secretárias e empresas públicas. Entre os contratos interrompidos estão investimentos em urbanização (Bairro-Maravilha) em regiões como as comunidades da Muzema (Jacarepaguá), Beira-Rio (Recreio dos Bandeirantes) e Restinga/Continental (Campo Grande). A lista inclui ainda serviços de contenção de encostas no Complexo do Alemão, em comunidades do Rio Comprido (Bispo, Pantanal e Sumaré) e na Vila Cruzeiro. Contratos de conservação e reforma de escolas em várias partes da cidade também constam da lista.
No relatório, os auditores analisaram várias consequências provocadas pela paralisação dos serviços. Em Guaratiba, por exemplo, a suspensão dos serviços do Bairro Carioca fez com que parte da pavimentação já implantada se deteriorasse, o que pode gerar mais custos para a obra. E identificaram outros riscos além do prejuízo ao erário.
“A interrupção das obras pode sujeitar a população na área de influência a riscos potenciais: físicos, que podem atentar contra vida, dentre eles o risco de deslizamentos de encostas em localidades com obras paralisadas de contenção e serviços correlatos; e sociais, que prejudiquem a garantia de acessos aos direitos sociais básicos, por exemplo, unidades escolares inconclusas”, escreveram os auditores do Tribunal de Contas.
Na sessão, alguns conselheiros fizeram considerações sobre a situação atual da administração do prefeito Crivella. Não apenas em relação às obras interrompidas mas também por causa de outros problemas na gestão da cidade.
— O que analisamos é de interesse da cidade. A situação não é grave. É gravíssima. É lamentável, por exemplo, que mães precisem recorrer à Justiça para conseguir matricular seus filhos na rede. As vans circulam por ondem querem pela cidade como se não houvesse fiscalização. E de fato não existe. No BRT, o péssimo estado de conservação das pistas do Transoeste é lamentável. Em algumas estações, o usuário enfrenta superlotação sendo tratado como se fosse gado. Eu tenho mais de 30 anos de vida pública e nunca vislumbrei uma situação como essa — disse o conselheiro Ivan Moreira.
Ivan acrescentou que existe uma certa imobilidade na gestão municipal. Que se reflete até mesmo na quantidade de processos que têm sido relatados pelos gabinetes do TCM.
— Praticamente não há processos da atual gestão. Nosso trabalho tem se concentrando em analisar processos de outras gestões e pedido de aposentadorias. Muitos de servidores que decidiram deixar a prefeitura agora por estarem insatisfeitos com a situação — disse Ivan.
O conselheiro José Moraes acrescentou:
— A questão que discutimos é de gestão pública. E responsabilidade é do prefeito. No entanto, longe da realidade dos problemas do dia a dia, vejo entrevistas em que o prefeito sempre afirma como o Rio é maravilhoso — disse Moraes

Dinheiro roubado por Cabral é devolvido para a Educação

Parte do dinheiro roubado pela quadrilha do ex-governador Sérgio Cabral será devolvido e utilizado na reforma de colégios. Dez escolas da capital, da Região Metropolitana e do interior do Rio serão beneficiadas. Cada uma deve receber em torno de R$ 1,5 milhão, segundo informações do “Jornal Nacional”.
O ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral chegando ao IML de CuritibaO acordo foi assinado ontem à tarde entre Ministérios Públicos estadual e federal, governo do estado e Judiciário. A secretaria de Educação vai poder usar o dinheiro para obras e reformas de infraestrutura. O projeto terá que ser aprovado pelo juiz da Lava-Jato no Rio, Marcelo Bretas. Os procuradores disseram que o uso do dinheiro terá um conrole rígido.
— Houve um critério objetivo para a identificação das escolas que precisam das reformas. Houve metolodia para transferência dos recursos. Foi estabelecido um órgão externo para acompanhamento dos projetos e prestação de contas. A escolha da destinação foi feita pelo estado — disse o procurador da República Sérgio Pinel.
Ontem, um dos operadores do esquema de Cabral, Carlos Miranda, foi ouvido em depoimento pelo juiz Marcelo Bretas. Ele disse que também havia esquema de propina na Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), além do Detran e das secretarias de Educação e de Saúde. Ele afirmou ainda que o próprio Cabral se assustou ao saber que mais de R$ 300 milhões da organização criminosa já foram devolvidos.
Cabral também foi interrogado ontem por Bretas por videconferência. No entanto, não quis responder às perguntas, alegando “direito de defesa prejudicado”.
“Tenho respondido a todas questões trazidas pelo senhor, pelo Ministério Público Federal. Mas nesse caso o meu direito de defesa está prejudicado. Estou há mais de 30 dias em Curitiba, não tive oportunidade de estar com meu advogado”, disse o ex-governador.

Kim Jong Un usou passaporte brasileiro para visitar ocidente



Cópia obtida pela Reuters de passaporte brasileiro com foto de Kim Jong-unO líder norte-coreano, Kim Jong Un, e seu pai, o falecido Kim Jong Il, usaram passaportes brasileiros obtidos de forma fraudulenta para solicitar vistos para visitar países ocidentais nos anos 1990, disseram cinco fontes europeias de segurança à Reuters.Apesar de já ser conhecido que a família que governa a Coreia do Norte usou documentos de viagem obtidos de forma irregular, há poucos exemplos específicos até o momento. As cópias dos passaportes brasileiros vistas pela Reuters nunca haviam sido publicadas.
"Eles usaram esses passaportes brasileiros, que claramente mostram fotos de Kim Jong Un e Kim Jong Il, para tentar obter vistos de embaixadas estrangeiras", disse uma alta fonte de segurança ocidental, sob condição de anonimato.
"Isso mostra seu desejo por viagens, e aponta para as tentativas da família governante de construir uma possível rota de fuga", acrescentou.
A embaixada da Coreia do Norte no Brasil se recusou a comentar.O Ministério das Relações Exteriores brasileiro disse que está investigando o caso.Uma fonte brasileira, que também falou sob condição de anonimato, disse que os dois passaportes em questão eram documentos legítimos quando enviados em branco para emissão em consulados.
Kim Jong Un participa de parada militar em Pyongyang
 9/2/2018     KCNA/via REUTERS Outras quatro fontes de segurança europeias confirmaram que os dois passaportes brasileiros com fotos dos Kims com os nomes de Josef Pwag e Ijong Tchoi foram utilizados para solicitar vistos em ao menos dois países ocidentais.
Não ficou claro se os vistos foram obtidos.Os passaportes também podem ter sido usados para viagens a Brasil, Japão e Hong Kong, de acordo com as fontes de segurança.O jornal japonês Yomiuri Shimbun informou em 2011 que Jong Un visitou Tóquio quando criança usando um passaporte brasileiro em 1991 -- antes da data de emissão impressa nos dois passaportes brasileiros vistos pela Reuters.
"JOSEF PWAG"
Os dois passaportes brasileiros com 10 anos de validade contêm um carimbo dizendo "Embaixada do Brasil em Praga" com data de expedição de 26 de fevereiro de 1996. As fontes de segurança disseram que tecnologia de reconhecimento facial confirmaram que as fotos são de Kim Jong Un e seu pai.O passaporte com a foto de Jong Un foi emitido em nome de Josef Pwag, com data de nascimento de 1 de fevereiro de 1983.Sabe-se tão pouco sobre Jong Un que até mesmo sua data de aniversário é contestada. Ele teria de 12 a 14 anos de idade quando o passaporte brasileiro foi emitido.
É sabido que Jong Un estudou em uma escola internacional de Berna, na Suíça, onde fingia ser filho de um motorista de uma embaixada.O passaporte de Jong Il foi emitido no nome de Ijong Tchoi com data de nascimento de 4 de abril de 1940. Jong Il morreu em 2011. Sua verdadeira data de nascimento era em 1941.Ambos os passaportes exibem como local de nascimento dos portadores a cidade de São Paulo.
A primeira fonte de segurança se recusou a descrever como as cópias dos passaportes foram obtidas, citando regras de sigilo.A Reuters viu apenas cópias dos documentos, de forma que não foi capaz de discernir se foram adulterados.

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Gêmeas siamesas unidas pela cabeça passam por 1ª cirurgia de separação

Internadas em Ribeirão Preto (SP), as irmãs siamesas de 1 ano e 7 meses, que nasceram unidas pela cabeça, passarão pela primeira cirurgia de separação neste sábado (17) no Hospital das Clínicas (HC).

O procedimento inédito no Brasil será realizado pela equipe comandada pelo professor chefe do Departamento de Neurocirurgia Pediátrica, Hélio Machado, e que tem o cirurgião norte-americano James Goodrich, referência no assunto no mundo. Ele viajou dos EUA a Ribeirão Preto nesta sexta-feira (16).

As meninas, naturais de Patacas, distrito de Aquiraz (CE), a 35 km da capital Fortaleza (CE), são acompanhadas há um ano no interior de São Paulo por cerca de 30 profissionais, envolvendo neurocirurgiões, neurologistas, anestesistas, cirurgiões plásticos, intensivistas e enfermeiros.

O horário da cirurgia não foi divulgado pelo hospital, mas a previsão inicial é que o procedimento dure cerca de cinco horas. Os pais das gêmeas não deram declarações a respeito do caso.

Segundo o neurocirurgião Eduardo Jucá, responsável pelo acompanhamento das irmãs no Ceará e pelo encaminhamento delas ao hospital em São Paulo, as gêmeas têm boa saúde e estão devidamente prontas para enfrentar a cirurgia. Das quatro fases previstas ao longo do ano, três consistem na preparação para a separação definitiva.

“Os três primeiros procedimentos são de desconexão dos vasos sanguíneos e de expansão da pele. Além da separação do cérebro, precisa ter pele para cobrir, então isso já é um procedimento usado em cirurgia plástica, que é a expansão da pele no local. Não é enxerto nesse momento”, afirma.

Estudos e exames
 
Jucá foi aluno da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto e especializou-se em neurocirurgia pediátrica. Ele tomou conhecimento do caso das irmãs pouco tempo após o nascimento delas, quando as duas foram encaminhadas ao hospital onde ele atua como coordenador. Devido à complexidade, entrou em contato com a equipe do HC para articular as avaliações.

Para viabilizar as cirurgias, exames complexos de ressonância magnética feitos no HC foram enviados à equipe do neurocirurgião James Goodrich, no Montefiore Medical Center, em Nova York. Eles propiciaram a criação de moldes tridimensionais em acrílico, com as veias e as artérias das crianças reproduzidas fielmente. Goodrich dedicou a carreira a casos complexos como este e já realizou 20 cirurgias de sucesso pelo mundo.

Apesar de terem nascido unidas pelo topo do crânio, as irmãs não compartilham o mesmo cérebro. No entanto, a proximidade e o sistema vascular em partes interligado são considerados os fatores mais inquietantes para a equipe.

“As artérias levam sangue do coração para o cérebro. Elas não importam muito porque cada uma tem as suas, são separadas. As veias não. Essas veias são um entrave porque elas são capazes de passar de uma pra outra. Os cérebros das duas também estão próximos uma da outra, como se fosse bem rente e entremeado”, diz o neurocirurgião Hélio Machado.

Restauração da pele
 
Outro desafio para a equipe é a restauração do tecido da parte superior das cabeças após as incisões feitas para o trabalho dos neurocirurgiões.

“Nós iniciaremos com uma incisão transversal e permitindo um campo de operação para a equipe de neurocirurgia. Ela vai realizar o procedimento de ligação dos vasos e nós fechamos a pele. O mesmo procedimento será usado na segunda intervenção, mas com uma ampliação muito maior das incisões, mais ligações de vasos”, explica o professor Jayme Farina Júnior, chefe da divisão de cirurgia plástica do HC.

Segundo Farina Júnior, o couro cabeludo da região occipital – em cima da nuca – será implantado na parte superior da cabeça após a separação definitiva. A área que ficará sem a pele receberá enxertos retirados de outras partes do corpo.

Intervalo
 
De acordo com Jucá, a cada cirurgia, serão necessários dois meses de recuperação para as pacientes. A previsão é que a família fique hospedada em Ribeirão Preto, uma vez que as viagens de ida e volta demandam uma logística elaborada.

Diretor do Departamento de Atenção à Saúde do Hospital das Clínicas, o médico Antônio Pazin Filho afirmou que o procedimento é estimado em US$ 2,5 milhões na rede particular nos Estados Unidos, mas será realizado no Brasil por cerca de R$ 100 mil, custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).