quarta-feira, 15 de julho de 2015

Sonda espacial capta imagens intrigantes da superfície de Plutão


Novas fotos, divulgadas terça-feira, revelaram que a mancha em forma de coração na superfície de Plutão está dividida ao meio.

A sonda espacial da NASA captou novas fotos de Plutão e de Caronte, a lua que orbita em torno do planeta, que estão a surpreender os cientistas. 

Quando foi descoberto, em 1930, Plutão parecia apenas um ponto branco no vasto universo. Agora, a sonda da NASA, New Horizons, revelou o verdadeiro aspeto do planeta. Link permanente da imagem incorporada

Antes de se aproximar da superfície do planeta, a aeronave tirou fotos de Plutão e da maior lua que orbita à sua volta, Caronte. Os cientistas aplicaram uma cor falsa às imagens para ser mais fácil diferenciar os elementos à superfície. 

As novas fotos, divulgadas na terça-feira, revelaram, por exemplo, que a mancha em forma de coração na superfície de Plutão está dividida ao meio. De acordo com a NASA, o lado esquerdo tem uma aparência mais lisa, enquanto o lado direito tem uma composição diferente, aparentemente áspera. 

A partir das imagens foi descoberto também que o polo norte da lua que orbita em torno do planeta é ligeiramente avermelhado. Segundo os cientistas, esta coloração pode indicar que a atmosfera de Plutão está a “verter” partículas que ficam alojadas em Caronte.
“As fotos mostram que Plutão e Caronte são mundos verdadeiramente complexos”, afirmou Will Grundy, um dos investigadores da NASA. “A equipa que está a analisar a composição das superfícies está a trabalhar o mais rápido possível para identificar as substâncias em diferentes regiões de Plutão e revelar os processos que as colocaram ali”.

Os cientistas estão também a discutir os nomes para determinar algumas das características detetadas no planeta. Antes da sonda ter passado junto de Plutão, a NASA já tinha pedido sugestões à população de nomes relacionados com a mitologia, para nomear as várias partes descobertas no planeta anão. 

Apesar de ainda não oficiais, alguns nomes foram selecionados e já estão a ser usados pelos cientistas, como “Cthulhu” e “Balrog” – usado para designar a mancha negra perto da massa que se assemelha a um coração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário