quinta-feira, 18 de junho de 2015

“Não poluirás”: encíclica do Papa Francisco cria 11° mandamento



Capa do jornal francês Libération desta quarta-feira, 17 de junho de 2015.
A encíclica inédita do Papa Francisco sobre ecologia é um dos destaques da imprensa francesa desta quarta-feira (17). Ao se interessar pelo meio ambiente, o papa Francisco cria o 11° mandamento: "Não poluirás", que virou manchete de primeira página do Libération.

O jornal progressista diz que o papa Francisco aborda, pela primeira vez, o polêmico problema do aquecimento global. Com a encíclica sobre ecologia, que será oficialmente publicada amanhã (18), o sumo pontífice faz pressão sobre os países ricos a poucos meses da COP21, a Conferência sobre o Clima organizada pela ONU em Paris, no final do ano.
Les Echos explica que o papa aponta o homem como responsável pelas mudanças climáticas. Francisco propõe no documento de 191 páginas, endereçado a 1,2 bilhão de fiéis católicos e que vazou na imprensa italiana, a redução drástica das emissões de CO2 que provocam o efeito estufa.
"Papa verde"
Finalmente a Igreja Católica toma uma posição em defesa do meio ambiente, escreveLibération. Com a encíclica "Louvado Seja", Francisco, chamado por Libé de "papa Verde", cria o "altercatolicismo".
Parecendo um José Bové, o líder antiglobalização francês, o papa ensina que a Terra deve ser preservada pelo homem e prega que as nações devem se unir para salvar o planeta e frear o aquecimento global, principalmente nos países pobres, primeiras vítimas das mudanças climáticas.
"Francisco é provavelmente o chefe de Estado mais à esquerda do planeta", afirma Libé. O jornal acredita que a encíclica ecológica irá provocar reações exaltadas de católicos tradicionais e políticos conservadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário