segunda-feira, 15 de junho de 2015

Líder do Sudão deixou África do Sul apesar do mandado de captura do Tribunal Penal Internacional

Avião oficial do presidente sudanês descolou de Joanesburgo. Al-Bashir estava em África do Sul para uma cimeira e tinha sido impedido de sair até o país analisar mandado do TPI.
Presidente do Sudão está acusado de crimes de guerra
O avião oficial do Presidente sudanês descolou hoje de manhã do aeroporto militar de Joanesburgo, apesar de uma decisão judicial que proibiu a saída de Omar al-Bashir do território sul-africano, divulgaram os 'media' locais.
Até ao momento, não foi possível confirmar se o chefe de Estado sudanês estava a bordo do aparelho, que descolou do aeroporto militar de Waterkloof.
No domingo, um tribunal de Pretória proibiu temporariamente o Presidente do Sudão de sair da África do Sul, na sequência de um pedido de detenção por parte do Tribunal Penal Internacional (TPI).
Omar al-Bashir, alvo de dois mandados de captura emitidos pelo TPI e acusado dos crimes de genocídio, crimes de guerra e de crimes contra a humanidade, tem por diversas vezes desafiado esta instância judicial internacional.
O chefe de Estado sudanês chegou no sábado a Joanesburgo para presidir à delegação sudanesa numa cimeira da União Africana (UA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário