O formato da loja reduz plástico e também evita o desperdício.
Após um dia de compras em um supermercado tradicional em Berlim, as amigas Sara Wolf e Milena Glimbovski se sentiram incomodadas. A imensa quantidade de embalagens usadas desnecessariamente fez surgir uma ideia promissora: criar um supermercado onde nada é embalado.
Deu certo. As sócias inauguraram recentemente a primeira unidade do “Original Unverpackt”, um lugar em que os clientes podem escolher produtos a granel, de acordo com a sua necessidade e sem a utilização de embalagens descartáveis.
Deu certo. As sócias inauguraram recentemente a primeira unidade do “Original Unverpackt”, um lugar em que os clientes podem escolher produtos a granel, de acordo com a sua necessidade e sem a utilização de embalagens descartáveis.
No local, cada um pode levar suas próprias garrafas, sacolas retornáveis, cestos, bolsas ou qualquer recipiente que deseje utilizar para armazenar suas compras. O supermercado também vende opções de embalagens retornáveis para os clientes despreparados.
Além de reduzir imensamente a quantidade de resíduos plásticos, uma loja neste formato também acaba por diminuir a quantidade de desperdício de comida. É comum que em supermercados tradicionais frutas e legumes sejam comercializados em embalagens fechadas com mais de uma unidade. Nem sempre o cliente realmente necessita de tudo aquilo e parte do alimento é jogada no lixo.
As sócias explicam que quem fizer comprar no Original Unverpackt poderá adquirir ervilhas, óleo, farinha, sabonete, macarrão, frutas, legumes e muito mais na quantia exata desejada. Segundo elas, o conceito por trás disso está diretamente ligado ao “reduzir” dos 3 R’s, que deve sempre preceder a reciclagem. Melhor do que reaproveitar algo já fabricado é nem precisar utilizá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário