A ideia, classificada como “excelente” pelo ministro, no entanto, chega com um tanto de atraso de mais de 1 ano e após 421 mil mortes em decorrência da doença do coronavírus no país. Ela sugere ampliar a testagem da população, algo que é defendido por especialistas desde os primeiros meses da crise sanitária e que não foi encampado pelo governo que a deputada defende.
Sem máscara, Bia Kicis gravou um vídeo afirmando que Queiroga tem “uma boa notícia”, ao que o ministro disse: “Encontrei nossa querida deputada e conversávamos aqui, ela trouxe uma sugestão, uma sugestão excelente, que é ampliar a testagem da população contra a Covid. Hoje temos os testes rápidos que são muito importantes para a gente selecionar aqueles que tem a doença daqueles que não tem com isso promover o retorno rápido da nossa economia. Então, já estamos com esse projeto em andamento”.
Entre os 15 países em todo o mundo que mais foram afetados pela pandemia, o Brasil é atualmente o país que menos realiza a testagem da Covid.
A sugestão atrasada de Bia Kicis propondo ampliar os testes contrasta com seu negacionismo. Em janeiro, por exemplo, a deputada ensinou um “truque maravilhoso” para burlar o uso obrigatório de máscara de proteção em locais públicos.
Em vídeo postado pela DJ e influenciadora Pietra Bertolazzi, que nas redes se define como “antifeminista” e “anticomunista”, Kicis endossa a ideia de andar com uma garrafa d’água nas mãos para poder não usar a proteção contra a Covid-19. O vídeo não está mais disponível no perfil de Pietra, mas o perfil Brazil CovidFest, que vem denunciando situações do tipo, salvou e divulgou as imagens.
“Gente, a Bia tem um truque maravilhoso para quem não quer usar máscara. Ela tá sempre com uma garrafinha de água. Aí quando falam: ‘senhora, a senhora tem que usar máscara’. Ela fala: ‘só estou tomando uma aguinha, já ponho’. Aí ela nunca põe”, afirma a influenciadora no vídeo, ao que a deputada responde: “É o jeito, né, gente. Não dá. Eu quero respirar, eu preciso respirar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário