segunda-feira, 16 de março de 2020

França decreta confinamento e anistia das contas de luz, água e aluguel

O presidente da França, Emmanuel Macron, decretou na tarde desta segunda-feira que a população de todo o país deve ficar em confinamento por, ao menos, duas semanas em decorrência do novo coronavírus. Em caso de descumprimento, uma multa será aplicada aos cidadãos.

 (Foto: Thomas Samson/AFP )"A partir de amanhã, ao meio-dia, e ao menos pelos próximos 15 dias, a circulação das pessoas deverá ser reduzida fortemente", ressaltou Macron em um pronunciamento direcionado ao país transmitido pela televisão. 

A decisão do presidente francês segue os passos da Itália e da Espanha na guerra contra a proliferação da Covid-19. Além dessa medida, Macron também anunciou o fechamento das fronteiras, além da anistia das contas de luz, gás, água e aluguel.

No sábado, o Executivo anunciou medidas drásticas para frear a epidemia, como o fechamento de todos os bares, cinemas e comércio considerado não essencial. Houve a redução na oferta de transporte público, e os tribunais permanecerão fechados a não ser para "sessões essenciais" a partir desta segunda-feira.

O balanço da epidemia de coronavírus na França subiu para mais de 120 mortos no  domingo. O aumento no número de mortos e de infectados é o mais alto registrado no país desde o aparecimento do vírus no território, segundo informações da Agência Nacional de Saúde Pública da França. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário