sábado, 6 de agosto de 2016

Homem fere policiais na Bélgica com facão e morre após ataque

Um homem empunhando um facão e gritando em árabe "Allahu Akbar!" (Deus é grande) feriu duas policiais do lado de fora do principal distrito policial da cidade de Charleroi, no sul da Bélgica, no sábado (6).
Policiais patrulham sede do Departamento de Polícia em Charleroi, na Bélgica, no sábado (6) (Foto: AP Photo/Virginia Mayo)              
A polícia informou inicialmente que o agressor havia sido baleado por um terceiro policial, mas estava vivo. Atingido no tórax e em uma perna, ele morreu em um hospital em consequência dos ferimentos.
De acordo com a agência France Presse, uma das policiais teve cortes profundos na cabeça e será submetida a uma cirurgia. A outra vítima teve ferimentos leves. Ambas estão fora de perigo.
Viaturas isolam área próxima à sede do Departamento de Polícia em Charleroi, na Bélgica, no sábado (6) (Foto: AP Photo/Virginia Mayo)Viaturas isolam área próxima à sede do Departamento de Polícia em Charleroi, na Bélgica, no sábado (6) (Foto: AP Photo/Virginia Mayo)
O primeiro-ministro belga, Charles Michel, disse que acredita em um ataque terrorista. "As primeiras indicações apontam muito claramente para a tese terrorista, com base nos primeiros testemunhos coletados", disse Michel em entrevista à emissora de televisão RTL. "Evidentemente, quero ser prudente neste momento para não atrapalhar a investigação, mas isto parece ser de novo um ataque com uma conotação terrorista", ressaltou.
         
Ataques terroristas mataram 32 pessoas em Bruxelas, em março, e muitos dos jihadistas que realizaram ataques em Paris em novembro passado, em que 130 pessoas morreram, estavam baseados na Bélgica.
Policiais checam a identidade de um homem perto da sede do Departamento de Polícia em Charleroi, na Bélgica, no sábado (6) (Foto: AP Photo/Virginia Mayo)Policiais checam a identidade de um homem perto da sede do Departamento de Polícia em Charleroi, na Bélgica, no sábado (6) (Foto: AP Photo/Virginia Mayo)
Bruxelas, lar de instituições da União Europeia e da sede da Otan, e o resto da Bélgica estão atualmente em um nível de alerta de segurança três de um máximo de quatro. O nível, determinado pelo Órgão de Coordenação para a Análise de Ameaças (OCAM), implica um risco "grave, possível e verossímil" de atentado terrorista e prevê medidas reforçadas de segurança em todo o país, segundo indicou o ministro do Interior, Jan Jambon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário