domingo, 31 de julho de 2016
ADEUS "GAME OF THRONES": OITAVA TEMPORADA SERÁ REALMENTE A ÚLTIMA
É amigos, acabou. Como temíamos, a próxima e oitava temporada de "Game of Thrones" será, de fato, a última. Quem veio com a devastadora notícia foi o site da Entertainment Weekly que, no último sábado, 30, conversou com Casey Bloys, diretor de programação da HBO.O executivo comentou que, se pudesse, faria mais dez temporadas de GoT. Porém, os responsáveis pela série sempre tiveram planos específicos em relação a sua duração. Ou seja, gostam de fazer a gente sofrer! A notícia boa é que os rumores de que a temporada teria apenas seis episódios, podem não ser verdadeiros. É que, segundo Bloys, isso ainda não é um assunto completamente resolvido.E tem mais! Questionado sobre um possível spin-off, ele afirmou que não é uma ideia descartável e até já foi discutida com os produtores. Será? Mas a verdade é que única coisa que podemos fazer por enquanto é aguardar, ansiosos, a chegada da próxima temporada. Quando? Só em 2018…
Ministro interino da Cultura volta atrás em demissões atrapalhadas
Brasília – O Ministério da Cultura voltou atrás e não vai mais exonerar a presidenta da Cinemateca Brasileira, Olga Futemma, nem outros quatro técnicos da instituição cujas demissões haviam sido publicadas no Diário Oficial da União.
Na última terça-feira (26), foram publicadas as exonerações de 81 ocupantes de cargos comissionados no Minc, entres eles Olga Futemma e o diretor do Museu Villa-Lobos, o maestro Wagner Tiso Veiga, que também integra o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
O ministro da Cultura, Marcelo Calero, negou que as baixas tiveram motivação política, alegando que estava atendendo a uma “reivindicação da sociedade” de substituir os ocupantes dos cargos por servidores de carreira.
Hoje (30), o ministério informou, por meio de nota, que tornará sem efeito a exoneração de Olga Futemma por ela ter “se destacado na gestão deste imprescindível órgão de preservação da memória de nosso audiovisual”. Ela é servidora de carreira aposentada do ministério, no qual ingressou em 1984. A Cinemateca Brasileira é responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira.
Segundo o ministério, os outros quatro técnicos também serão reconduzidos a seus postos por possuírem competências técnicas dificilmente encontradas em outros integrantes do corpo funcional do ministério.
Em substituição a Olga, Calero havia nomeado Oswaldo Massaini Filho para a diretoria da Cinemateca Brasileira. Ele é acusado de crime de estelionato, e sua indicação recebeu fortes críticas de pessoas ligadas à área da Cultura.
Girocópteros produzidos em Joinville ganham os ares do mundo
Não é um helicóptero, mas também não é um avião, tecnicamente falando. A aeronave que está começando a conquistar os brasileiros se chama girocóptero. O equipamento, considerado o pai do helicóptero, é bastante conhecido na Europa, e há cerca de seis anos também é produzido no Brasil. A única fábrica do monomotor fica em Joinville e partiu de um projeto experimental de dois joinvilenses, técnicos em mecânica. Hoje a empresa tem cinco funcionários e constrói oito aparelhos por ano, alguns enviados para o Ceará, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo,alem dos Estados Unidos.
Cientistas descobrem um potencial novo antibiótico dentro do nariz
Cientistas na Alemanha descobriram uma bactéria dentro do nariz das pessoas que produz um componente antibiótico que pode matar diversos patógenos perigosos, inclusive a superbactéria MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina).
A descoberta, ainda preliminar, foi divulgada em artigo da revista "Nature" nesta quarta-feira (27) e pode levar um dia a uma nova classe de antibióticos capazes de lutar contra infecções por bactérias resistentes, segundo os pesquisadores.
Além de ser um ponto focal para muitas infecções virais, a cavidade nasal também é um rico ecossistema para cerca de 50 bactérias diferentes, segundo a principal autora do estudo, Andreas Peschel, pesquisadora da Universidade de Tuebingen."Esta é a razão por que olhamos para esta parte do corpo em particular. Isso nos levou a algumas descobertas muito inesperadas e empolgantes que podem ser muito úteis na busca por novos conceitos para desenvolvimento de antibióticos."
A maior parte dos antibióticos descobertos e desenvolvidos até agora foram isolados de bactérias que vivem no solo ou outros ambientes, mas os pesquisadores dizem que esta descoberta ressalta a importância do microbioma humano como uma potencial nova fonte.
"O corpo humano tem muitos nichos ecológicos diferentes", diz Peschel. "Talvez este seja o lugar certo para procurar por novos antibióticos para uso humano."
O componente descoberto pelos cientistas recebeu o nome de lugdunin. "Lugdunin é um exemplo que conseguimos caracterizar. Temos certeza que há outros para descobrir."
Lugdunin é produzido pela bactéria Staphylococcus lugdunensis, que vive no nariz. Em experimentos com camundongos, a equipe de Peschel mostrou que a substância consegue tratar efetivamente uma infecção de pele provocada pela bactéria Staphylococcus aureus, que pode provocar infecções graves.
Eles também descobriram que o lugdunin foi efetivo contra uma grande variedade de bactérias incluindo cepas da superbactéria MRSA.
A pesquisadora destacou que a pesquisa ainda está em estágio preliminar e que a equipe vai precisar de anos de trabalho, provavelmente com uma empresa farmacêutica, antes de um novo antibiótico poder ser desenvolvido e testado em ensaios clínicos.
Morre Silvio Navas, dublador que fez a voz de Darth Vader no Brasil
O dublador Silvio Navas, famoso por ter emprestado sua voz para personagens como Darth Vader, da saga Star Wars, e Mumm-Ra, da animação Thundercats, morreu nesta sexta-feira (29). Natural de Santos, no litoral de São Paulo, o artista dublou personagens de dezenas de filmes, séries e animações. A causa da morte não foi divulgada.
Navas estava com 74 anos e começou a trabalhar como dublador nos anos 60 em diversos estúdios. Em mais de 50 anos de carreira, ele desempenhou as funções de ator, dublador e diretor de dublagens brasileiras.
Entre os personagens mais famosos dublados por Navas estão Willy Wonka, interpretado pelo ator norte-americano Gene Wilder na versão de 1971 do clássico ‘A Fantástica Fábrica de Chocolates’ e Don Vito Corleone, o padrinho, interpretado por Marlon Brando em ‘O Poderoso Chefão’.
Entre os fãs, os trabalhos mais lembrados são o da voz de Darth Vader, da franquia Star Wars, e também do vilão Mumm-Ra, eterno inimigo de Lion-O, no desenho animado Thundercats.
Além de trabalhar com dublagem, Silvio Navas também ministrava cursos sobre o assunto. O corpo do artista foi velado na Santa Casa de Misericórdia de Santos neste sábado (30). As causas da morte de Silvio Navas não foram divulgadas até o fechamento desta matéria.
sábado, 30 de julho de 2016
A. Buceta e V. Boquete brilham no futebol europeu
O futebol feminino da Espanha tem ganhado destaque em todo mundo.
Além da qualidade técnica das meninas dentro de campo, o futebol espanhol têm duas atletas que carregam nomes para lá de inusitados no Brasil: Ana Buceta e Veronica Boquete.
Verónica Boquete atua pelo Paris Saint-Germain e, inclusive, é uma das grandes sensações do time.
Ela também atuou pela seleção sub-19 e em 2004 defendeu a camisa espanhola contra a Irlanda, no empate de 2 a 2.
Prostituta foge correndo após ver pênis de cliente
Uma prostituta ganhou destaque na mídia ao ser fotografada saindo correndo de um hotel na cidade de Mtwapa, no Quênia.
A mulher permaneceu por cerca de 15 minutos no quarto de um turista, mas fugiu após ele tirar as calças.
Em entrevista, a prostituta disse que "se não tivesse fugido, poderia ter morrido ou ter que fazer pontos."
Ela revelou ainda que trabalha como prostituta há mais de 10 anos e nunca viu algo parecido.
"Nunca me deparei com o que eu vi dentro daquele quarto", disse. "Esse homem era extremamente bem dotado."
(Com informações do Portal do Holanda)
Cunha prepara mandado de segurança para atrasar cassação
O ex-presidente da Câmara e deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está finalizando o mandado de segurança que impetrará no Supremo Tribunal Federal contra o pedido de cassação prestes a ser submetido ao plenário. O pedido de intervenção judicial será apresentado na próxima semana e vai apontar falhas procedimentais na condução do processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O advogado Marcelo Nobre já encaminhou o mandado de segurança para aprovação de Cunha, mas o peemedebista ainda está analisando quais pontos reivindicará no STF. A tendência é que o deputado afastado aponte o impedimento do relator do pedido de cassação, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), reclame que o processo sofreu aditamentos ilegais e questione a votação com chamada nominal dos conselheiros na sessão que aprovou o pedido de perda de mandato.
Cão que esperava há 8 meses pelo dono em Balneário Camboriú é levado do hospital onde vivia
Negão, o vira-latas que há oito meses aguardava no pátio do Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, a volta do dono, que morreu horas depois de ser internado, foi levado no fim da manhã desta sexta-feira _ um dia depois de sua história ter vindo a público.
No hospital, o clima é de consternação. Negão já havia sido entregue para a adoção duas vezes, mas fugiu e voltou ao Ruth Cardoso. Quando foi castrado, por exemplo, precisou ser devolvido antes do prazo previsto porque estava muito triste. O temor do pessoal que cuida do cão é que, sem acesso ao Ruth Cardoso, onde ele espera rever o dono, o cachorrinho morra de tristeza.
A diretora de serviços de apoio do hospital, Giselle Bianchi, diz que a situação foi presenciada pelo familiar de um paciente. Segundo ele, um homem em um carro prata chegou às 10h50min, acompanhado de outros dois cãezinhos, e deixou que Negão se aproximasse. Depois levou os dois cachorros para o carro e deu uma volta no entorno do hospital. Ele apareceu novamente, desta vez sozinho, pegou Negão no colo e o levou para o carro.O homem que viu o que ocorreu conseguiu fotografar a placa do carro e a imagem foi encaminhada à Polícia Militar.
Os funcionários do hospital fazem um apelo para que o Negão seja devolvido.
PRINCÍPIO DE INCÊNDIO/cobertura interativa das olimpíadas
O prédio da delegação da Austrália na Vila Olímpica foi evacuado às pressas na tarde desta sexta-feira. A informação do Corpo de Bombeiros foi que fumaça na escada assustou os integrantes da delegação, mas o fogo foi rapidamente contido. O GloboEsporte.com apurou que uma guimba de cigarro numa caixa de papelão causou o princípio de incêndio, que acionou os exaustores do prédio. Segundo o comitê organizador da Rio 2016, o problema está sendo apurado e ainda não há informação se foi intencional. Cinco caminhões dos bombeiros chegaram pouco depois da ocorrência.
Depois do fogo ter sido contido, atletas e integrantes da delegação australiana - quase cem pessoas - voltaram aos quartos. O problema começou por volta das 16h50 e durou menos de dez minutos.
- Houve um incêndio no prédio, ainda não sabemos o que aconteceu. Apenas nos mandaram descer correndo e fizemos isso. Mas depois não demorou muito e todos puderam voltar - contou um atleta australiano, que preferiu não revelar o nome.
Nos prédios da Vila, o sistema de exaustão é único e, por isso, a fumaça subiu e fez o alarme tocar. Pessoas ficaram assustadas e deixaram o local rapidamente, mas não foi acionado o sistema que jorra água nos apartamentos.
Kitty Chiller, chefe de missão da Austrália, passou correndo pela Vila Olímpica. Desesperada, saiu da zona internacional e foi direto para o prédio australiano, mas depois foi informada que a fumaça não passou de um susto. Prefeita da Vila, Janeth Arcain não sabia do incêndio. Foi uma surpresa para ela, que passou pela zona internacional. Disse estar concentrada nas operações de boas-vindas.
EMBAIXADA NEGA VISTO PARA JUCÁ IR AOS EUA
Senador Romero Jucá (PMDB-RR), que foi ministro do Planejamento de Michel Temer, pretendia descansar com a família nos Estados Unidos, mas não obteve autorização para viajar; o motivo é o fato de ser investigado pela Operação Lava Jato
Brasília 247 – O senador Romero Jucá (PMDB-RR), que foi ministro do Planejamento de Michel Temer, pretendia descansar com a família nos Estados Unidos, mas teve seu pedido de visto negado pela embaixada dos Estados Unidos, em Brasília.
Jucá não obteve autorização para viajar, segundo informação publicada na coluna de Jorge Bastos Moreno, devido ao fato de ser investigado pela Operação Lava Jato.
Em grampos com Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro, ele fala da necessidade de "parar essa porra" e "estancar a sangria".
sexta-feira, 29 de julho de 2016
Presidente turco diz para Ocidente 'cuidar da sua vida'
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, advertiu União Europeia (UE) e Estados Unidos, nesta sexta-feira (29), a se ocuparem de seus próprios assuntos, em vez de criticá-lo por represálias em massa após a recente tentativa de golpe de Estado no país.
"Algumas pessoas nos dão conselhos. Dizem que estão preocupados. Vão cuidar da sua vida! Olhem para suas próprias ações", afirmou Erdogan, em discurso no Palácio Presidencial, em Ancara, acrescentando que nenhum oficial de alto escalão de qualquer governo do Ocidente visitou a Turquia na esteira do golpe.
O presidente também anunciou - como gesto de boa-vontade - o cancelamento de todas as ações contras as pessoas judicialmente acusadas por tê-lo insultado.
Já primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, declarou que o governo foi bem-sucedido no expurgo do Exército de todos os elementos ligados ao pregador Fetullah Gulen, que vive nos Estados Unidos, depois de ter afastado quase metade de seus generais.
"Limpamos do Exército os elementos do FETO [Organização Terrorista Fethullah], que se disfarçavam de soldados", disse Yildirim, em pronunciamento também no Palácio Presidencial.
A Turquia acusa Gulen de ser o mentor do golpe frustrado de 15 de julho passado e de liderar a FETO, o que ele nega.
O intenso expurgo atingiu nesta sexta-feira o mundo dos negócios com a prisão de três grandes industriais por supostos vínculos com as redes de Fethullah Gulen.
Na quinta-feira à noite ocorreram grandes mudanças dentro do exército, cuja metade dos generais já está afastada, na sequência de uma reunião do conselho militar supremo em Ancara.
O porta-voz presidencial, Ibrahim Kalin, informou que o vice-chefe do Estado-Maior, general Yasar Guler, vai comandar a gendarmaria, e o comandante do Primeiro Exército, general Umit Dundar, assumirá as funções de vice-chefe de Estado-Maior.
O chefe do Estado-Maior, general Hulusi Akar - que enfrentou o golpe e foi tomado como refém - permanecerá no cargo, assim como os chefes do exército, da marinha e da aeronáutica, disse Kalin.
Para compensar o vazio deixado na hierarquia do exército turco, onde 149 generais foram destituídos, muitos oficiais de baixa patente foram rapidamente promovidos.
De acordo com um comunicado citado nesta sexta-feira pela agência de notícias Anatólia, 99 coronéis foram promovidos ao posto de general ou almirante, 47 generais e almirantes foram imediatamente reformados.
Erdogan aproveitou uma cerimônia em um centro de treinamento militar perto de Ancara, bombardeado em 15 de julho, para acusar um general americano "de estar do lado dos golpistas".
O general americano Joseph Votel, comandante das operações do Pentágono no Oriente Médio, havia declarado na quinta-feira que temia "o impacto" que poderia ter os expurgos dentro do exército nas relações que Washington mantém com vários líderes militares turcos.
"Está do lado dos golpistas em vez de defender um país que frustrou uma tentativa de golpe", disse Erdogan.
"Aquele que planejou o golpe já está em seu país e o estão alimentando", acrescentou, em referência a Gulen, exilado nos Estados Unidos e cuja extradição é solicitada por Ancara.
O pregador sempre negou qualquer envolvimento na tentativa de golpe.
O expurgo de supostos gulenistas é intenso no exército, nos meios de comunicação, na justiça e educação.
As autoridades turcas, surdas às críticas internacionais que denunciam sua resposta desproporcionada, continuam sua caça aos gulenistas, desta vez no setor industrial.
Mustafa Boydak, presidente do conglomerado familiar Boydak Holding Company, foi preso provisoriamente na cidade de Kayseri, no centro da Turquia, junto com dois diretores de seu grupo, anunciou Anatolia.
Os dois homens, Sukru Boydak e Halit Boydak, foram detidos em suas casas. A polícia também procura o presidente do grupo, Haci Boydak, e Ilyas e Bekir Boydak, contra os quais emitiu ordens de prisão.
Meios de comunicação na linha de frente
O grupo Boydak Holding tem negócios nos setores de energia, finanças e móveis, setor em que detém marcas bem conhecidas na Turquia como Istikbal e Bellona.
Mustafa Boydak é também o presidente da Câmara de Comércio de Kayseri, uma cidade em pleno desenvolvimento que faz parte dos "Tigres da Anatólia", os municípios que floresceram desde o início do regime de Erdogan, em 2003.
A economia turca é baseada em grandes grupos familiares, que possuem a maioria das marcas no país. Estas grandes empresas contribuíram para a ascensão política do presidente Erdogan.
Desde a tentativa de golpe, cerca de 16.000 pessoas foram provisoriamente detidas por um período que pode ir até 30 dias, em função do estado de emergência, implementado após o golpe.
Junto com o exército, a imprensa tem sido a mais afetada pelo expurgo.
Nesta sexta-feira, 21 jornalistas detidos compareceram a um tribunal de Istambul, e 17 permanecerão detidos, entre eles Nazli Ilicak, ex-deputada que foi demitida do jornal pró-governamental Sabah em 2013 depois de criticar vários ministros envolvidos em um escândalo de corrupção, orquestrado, de acordo com Ancara, por Gulen.
Temer se diz 'preparadíssimo' para receber vaia na abertura da Olimpíada
O presidente em exercício Michel Temer afirmou nesta sexta-feira (29), em entrevista ao Grupo RBS, do Rio Grande do Sul, que está “preparadíssimo” para ser vaiado na abertura da Olimpíada. Segundo reportagem publicada no site do jornal do gaúcho Zero Hora, Temer disse que tem de cumprir o “dever institucional” de estar presente no evento.
“Estou preparadíssimo para as vaias. No Maracanã, como dizia o Nelson Rodrigues, se vaia até minuto de silêncio. Estou preparadíssimo, não tenho a menor dúvida disso. E tenho de cumprir esse dever institucional. Aliás, eu soube que os ex-presidentes nem vão. A brincadeira é que eles estão reservando as vaias só para o presidente”, afirmou Temer.
A presidente afastada Dilma Rousseff foi alvo de vaias e xingamentos durante a abertura da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014.Com o governo interino de Michel Temer, a expectativa no Palácio do Planalto é que o presidente em exercício faça uma declaração protocolar de abertura dos Jogos Olímpicos, no próximo dia 5. De acordo com a reportagem do jornal, Temer disse acreditar que a imagem do país não será afetada pelo fato de estar tramitando no Senado processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.
A presidente afastada Dilma Rousseff foi alvo de vaias e xingamentos durante a abertura da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014.Com o governo interino de Michel Temer, a expectativa no Palácio do Planalto é que o presidente em exercício faça uma declaração protocolar de abertura dos Jogos Olímpicos, no próximo dia 5. De acordo com a reportagem do jornal, Temer disse acreditar que a imagem do país não será afetada pelo fato de estar tramitando no Senado processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.
Temer também comentou os preparação das forças de segurança para conter ameaças de ataque terrorista. “Antes dos jogos mundiais (Copa do Mundo de 2014), também havia a mesma preocupação, e foi um sucesso. Espero que na Olimpíada aconteça o mesmo”, afirmou o presidente em exercício.
Na entrevista, Temer também defendeu as ações recentes da Polícia Federal, que prendeu 12 suspeitos de ligação com terrorismo. Ele comentou o caso do homem preso no interior do Rio Grande do Sul, que, segundo a família era criador e vendedor de galinhas e usava o celular e a internet para negociar as aves. Segundo a PF, ele trocou mensagens com integrantes de um grupo que estaria planejando um ataque terrorista durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
"Pode ser até que esse criador de galinhas só cuide de galinhas, mas pelo WhatsApp, se comunicava com companheiros. A prisão é temporária, apenas para prevenir, não significa que ele vai ficar preso eternamente. Como a segurança é rigorosa com essas coisas, é melhor prevenir do que remediar.
Mineiro é o primeiro tetraplégico do Brasil a voltar a andar com técnica de R$ 600 mil
Há cerca de um mês, o engenheiro Bruno Medeiros, de 32 anos, viveu um dos momentos mais marcantes da sua vida e entrou para a história da medicina no País. O mineiro de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas, deu seus primeiros passos após passar oito anos em uma cadeira de rodas. Ele ficou tetraplégico ao sofrer um grave acidente de carro que afetou a sexta vértebra da coluna cervical. Em seguida, passou para um estado de tetraparesia, considerada uma lesão incompleta da vértebra. Graças a um tratamento inovador desenvolvido na França aliado à força de vontade que manteve inabalável nos últimos anos, Medeiros realizou o sonho de andar novamente.
— Foi muito emocionante, foi uma sensação única para mim, amigos, família e todos que acompanham a minha luta.
A técnica, avaliada em R$ 600 mil, já entrou para a lista de procedimentos da ANS (Agência Nacional da Saúde) e foi trazida pelo médico Nucélio Lemos, da Escola Paulista de Medicina. O tratamento consiste na implantação de um neuroestimulador que envia sinais elétricos leves através de eletrodos. O aparelho foi desenvolvido para auxiliar cadeirantes na recuperação do controle da bexiga e do intestino, mas, em alguns casos, a expectativa é de que ajude as pessoas a recuperarem os movimentos dos membros inferiores. A reação inédita de Medeiros, no entanto, surpreendeu os especialistas: 24 horas após a cirurgia, ele já conseguia mover as pernas.O trajeto para alcançar o sonho de voltar a andar não foi fácil, mas o engenheiro garante que nunca perdeu as esperanças. Dedicado, ele não se deixou abater pelos diagnósticos desanimadores e mergulhou fundo nas sessões de fisioterapia. A insistência deu frutos e, contrariando os mais pessimistas, Medeiros conseguiu recuperar boa parte dos movimentos dos membros superiores. Para ele, a certeza de que voltaria a caminhar o fez manter a força durante todos esses anos.
— Eu vinha me preparando para isso, para encontrar um tratamento que me fizesse voltar a andar. Me preparei fazendo fisioterapia para recuperar alguns movimentos, conseguir um bom controle do meu corpo e ter mais independência. Enfrentei muitos diagnósticos, pouquíssimos estavam certos e, menos ainda, eram esperançosos.
Como o tratamento ainda não é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ou garantido por seu plano de saúde, ele precisou entrar na Justiça para obrigar o convênio a arcar com os custos. Em maio, passou pela cirurgia e, agora, se esforça diariamente para conseguir ainda mais progressos.
— É um resultado fora do comum e, por isso, as sessões de fisioterapia estão extremamente pesadas nessa fase de recuperação. Queremos esforçar o aparelho e me fazer ganhar condicionamento e força muscular para conquistar minha independência. É assustador a velocidade com que as coisas estão acontecendo.
Papa Francisco visita Auschwitz em silêncio
No antigo campo de concentração nazista, pontífice se reúne com sobreviventes do Holocausto e acende vela diante do muro da morte. Em livro de visitas de memorial, Francisco pede que Deus perdoe "tanta crueldade".
O papa Francisco visitou nesta sexta-feira (29) o campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau, na Polônia. Ao passar pelo histórico portão de ferro com as inscrições Arbeit macht frei (o trabalho liberta), o pontífice baixou a cabeça e orou em silêncio por mais de 15 minutos, antes de se encontrar com sobreviventes do Holocausto.
Em vez de fazer um discurso, o papa escolheu ficar em silêncio para refletir as atrocidades cometidas no local, anunciou antes da visita. Francisco parou diante de cada um dos sobreviventes, apertando suas mãos e se curvando para beijar os mais velhos na bochecha.
Ele acendeu, então, uma vela diante do muro da morte, onde o pelotão de fuzilamento nazista executou milhares de prisioneiros, a maioria judeus.
"Isso é uma grande coisa para mim", disse o sobrevivente Alojzy Fros, de 100 anos, sobre o encontro com o papa, que vem tentando reforçar os laços entre católicos e judeus desde que foi eleito, em 2013.
O pontífice visitou a cela do padre e santo polonês Maximiliam Kolbe, que morreu em Auschwitz ao sacrificar a própria vida para salvar a de outro homem durante a Segunda Guerra Mundial. Francisco se ajoelhou por muitos minutos, rezando em silêncio.
No livro de visitas do memorial Auschwitz-Birkenau, Francisco escreveu em espanhol: "Senhor, tenha piedade de seu povo. Senhor, perdão para tanta crueldade.
Filho mata pai em briga por cartão do Bolsa Família e é morto pelo irmão
Uma briga familiar acabou na morte de pai e filho no município de Condeúba, no sudoeste da Bahia, no início da noite de terça-feira (26). De acordo com o delegado Arilano Botelho, que investiga o caso, Josimar de Sousa Santos matou o pai com uma facada e foi atingido a paulada pelo irmão, que é menor de idade e tentou defender o pai. Ambos os agredidos foram socorridos para unidades médicas da região, mas não resistiram aos ferimentos.
Com base em apurações preliminares, Botelho afirma que a tragédia ocorreu após uma discussão relacionada a um cartão do programa Bolsa Família.
"Em princípio, colhidas as primeiras informações, Josimar teria furtado o cartão de Bolsa Família [da casa]", detalhou. Irritado após questionamento, ele atingiu o pai com uma facada. Geraldo Moura dos Santos foi encaminhado para um hospital do município, mas já chegou ao local sem vida.
Durante a confusão, Botelho detalha que o agressor foi atingido a paulada pelo irmão, que tentou defender o pai. Gravemente ferido, Josimar foi encaminhado para um hospital do município de Vitória da Conquista, a cerca de 160 quilômetros de Condeúba, onde também faleceu. O delegado acrescenta que ele apresentava indícios de problemas psicológicos.
A tragédia familiar chocou os moradores de Condeúba, município com cerca de cerca de 18 mil habitantes. Por conta da comoção, Botelho afirma que os familiares ainda não foram ouvidos no depoimento.
Sobre o adolescente, que matou o irmão ao tentar defender o pai, o delegado destaca que não há indiciamento criminal previsto até o momento. "Vamos ouvir a família para identificar a trajetória criminal dele. Ele pode ter um excludente de ilicitude [quando provas justificam legítima defesa, por exemplo]", alerta.
Papa pede aos jovens que se rebelem e questionem o que estiver errado
O Papa Francisco pediu aos jovens que se rebelem, questionem, sonhem, e evitem os "caminhos obscuros", durante seu primeiro encontro com eles nesta quinta-feira, na Cracóvia, onde acontece a Jornada Mundial da Juventude.
"É lindo, e me conforta o coração vê-los tão revoltosos", afirmou em italiano aos cerca de 600 mil jovens reunidos no parque de Blonia.
"É estimulante escutá-los, compartilhar seus sonhos, suas questões e sua vontade de se rebelar contra todos aqueles que dizem que as coisas não podem mudar. As coisas podem mudar, não é?!", disse.
Com em outras ocasiões, o papa se inspirou no célebre discurso de Martin Luther King "Eu tenho um sonho", a favor dos direitos para os negros, para sacudir as consciências dos jovens dos cinco continentes e convidá-los a sonhar.
"Vocês são capazes de sonhar?", improvisou o Pontífice que falou também sobre a dor que sente em encontrar jovens que "se aposentaram antes do tempo", "que jogaram a toalha antes de começar o jogo", que estão "entregues antes de lutar", que estão "entediados e entediam".
Em seu discurso, o papa pediu às novas gerações que escolham "uma vida plena" com Jesus no lugar da "vertigem alienante" e das "falsas ilusões", que "em minha terra natal chamaríamos de 'vendedores de fumo'", explicou sem precisar se o termo se tratava dos traficantes de droga.
"No final, acabam pagando e pagando caro", advertiu.
O Papa chegou à alegre cerimônia de boas vindas a bordo de um bonde elétrico com um grupo de crianças deficientes. Durante seu discurso, o Papa pediu que os jovens que respondessem e de alguma maneira se comprometessem com seus pedidos.
"Um coração misericordioso se anima a sair da comodidade(...), um coração misericordioso se abre para receber ao refugiado e ao migrante", voltou a pedir o Papa, em um país onde as autoridades se negam a receber a cota de refugiados imposta pela União Europeia, o que suscita muitas críticas e tensões no velho continente.
Chefe da equipe olímpica alemã leva choque e esculhamba tomada de 3 pinos: “Quem foi o imbecil que inventou isso?”
O principal dirigente da delegação alemã para a Rio 2016 não parecia muito feliz esta manhã.
Descabelado e visivelmente nervoso, Hanz Shadenfreude afirmou que tentava ligar seu computador quando levou um choque em plena Vila Olímpica:
— Tive que comprar quatro adaptadores pra conseguir encaixar nessa tomada de vocês. Quem foi o imbecil que inventou isso? Olha, já viajei o mundo todo mas nunca vi uma b*$%# dessas…
Para piorar a situação, não havia sequer um eletricista disponível para reparar o estrago.
— Não tem jeito, vou ter que pegar um Uber até o hotel mais pr… o quê? O Uber é proibido? Ah, mas vá pra p%^&$ que p#$%@%…
Policiais agridem idoso doente: ‘Se estragar as algemas, vai ter que pagar por outra’
Uma história absurda foi vivida por um idoso no Rio Grande do Sul. Uma delegada de Gravataí mandou o homem para a prisão, em flagrante. E tudo isso porque ele, por engano, errou o caminho do banheiro e acabou entrando na sala dela. Detalhe: o idoso é surdo, portador de autismo e sofre de Alzheimer.
De aparência frágil, consequência de uma série de doenças, o senhor tem 65 anos, é deficiente auditivo, sofre de perda de memória, causada pela Doença de Alzheimer, é autista e tem crises epiléticas.
No dia 25 de junho, a filha dele procurou uma delegacia de Gravataí para registrar uma ocorrência. Ela levou o pai junto, porque ele não pode ficar sozinho. Na delegacia, o idoso errou o caminho do banheiro: "O pai entrou na sala da delegada enganado. Ela começou a agredir ele com palavras, começou a chamar de louco e ele não ouviu ela pedir pra ele sair. Ela começou a chutar ele. E aí chamou os outros policiais e eles derrubaram ele, algemaram", conta a filha.
As mãos e os braços ficaram marcados pelas algemas, como mostram fotografias e laudos do atendimento ambulatorial que constatou agressão com trauma em mãos.
A filha conta que tentou alertar os policiais e mostrou documentos que provam que o idoso é interditado judicialmente. "Eles não me deram nenhuma chance de explicar, nenhuma chance da gente se defender. E aí ficou debochando do pai, o tempo todo. Perguntando se ele tinha advogado. Todos eles riam. E dizendo para ele que se ele estragasse a algema, ele teria que pagar outra".
O idoso foi preso em flagrante, acusado de desacato à autoridade e resistência. Foi levado para uma cela da delegacia de Gravataí, onde passou a noite, sem contato com a família. No dia seguinte, a filha foi tentar falar com o pai, quando soube de um absurdo ainda maior: ele havia sido transferido para o presídio central, em Porto Alegre.
O advogado da família, Rodrigo Cabral, disse que o idoso chegou a ser levado para as galerias, junto com outros presos. "Ninguém pode bater em um senhor idoso, o Estatuto do Idoso está aí. E segundo: prender alguém que é interditado, com Alzheimer, com problemas mentais, e mandá-lo para o central. Se achasse [necessário], que mandasse para o hospital psiquiátrico".
O homem só foi liberado mais de 12 horas depois. Na decisão, a juíza homologou o flagrante, mas concede liberdade provisória, por ele ser portador de transtornos mentais e comportamentais, além de ser interditado.
A corregedoria da Polícia Civil está investigando a conduta dos policiais da delegacia de Gravataí envolvidos no caso, conforme afirma o corregedor-chefe Andrei Vivan: "Nós iremos avaliar qual foi o procedimento adotado pelos policiais e qual foi a conduta dos policiais ao atender essa pessoa na delegacia de polícia".
A filha diz que, desde que saiu do presídio, o pai passou a chorar muitas vezes ao dia. "Ele não tinha reação nenhuma quando saiu de lá de dentro. Ele só se enganou, ele só errou e eles não precisavam ter tido essa atitude com ele".
A equipe do Hora 1 procurou a delegada envolvida no caso, mas ela não quis dar entrevista antes de prestar depoimento na corregedoria.
Itamaraty vai cancelar passaportes diplomáticos de líderes religiosos
Acabou a polêmica em torno da concessão de passaportes diplomáticos a líderes religiosos.
Depois de uma consulta feita na semana passada pelo Itamaraty a AGU sobre a legalidade do benefício, a resposta chegou hoje de forma inequívoca: os religiosos não representam o "interesse nacional", que era o argumento usado para a concessão do passaporte.
Diz o parecer da AGU:
— A condição de 'líder religioso', por si só, não indica 'interesse do país' (...)
Acabou, portanto, a farra: religioso ou não vai ter que entrar em filas e não terá prioridade para despachar e pegar as bagagens.
Desde 2011, onze passaportes diplomáticos foram concedidos a religiosos. Quatro deles eram para o religioso e sua mulher, ou seja, um total de oito.
Desde o Império, o Itamaraty concedia tais passaportes a religiosos — mas até há pouco tempo, só representantes da Igreja Católica tinham esse privilégio. Recentemente, os evangélicos entraram na onda.
Até agora, vigia no Itamaraty uma norma determinando que fossem concedidos, no máximo, dois passaportes diplomáticos por denominação religiosa.
Há quinze dias, a Justiça Federal de São Paulo suspendeu em decisão liminar os passaportes diplomáticos concedidos em junho a R.R. Soares, chefe da Igreja Internacional da Graça de Deus, e a sua mulher, Maria Magdalena.
Elefante mata menina de 7 anos em zoológico no Marrocos
Foto de um dos elefantes do zoológico de Rabat, no Marrocos
Um elefante do zoológico de Rabat, no Marrocos, matou uma menina de 7 anos após lançar uma pedra com a tromba. A garota foi atingida na cabeça. O caso aconteceu na terça-feira (26), segundo a agência Efe.
A menina não ultrapassou a linha de proteção em torno dos animais. Ela estava com os pais tirando fotografias de três elefantes africanos do complexo quando aconteceu o incidente. Ela foi socorrida, mas morreu logo após chegar ao hospital.
O Zoológico Rabat não usa uma cerca de metal para separar os animais dos visitantes, mas tem uma enorme vala e cerca de madeira segundo a CNN. Em um comunicado divulgado pela administração, o espaço construído em 2012 atende aos padrões de segurança internacionais
.
A menina não ultrapassou a linha de proteção em torno dos animais. Ela estava com os pais tirando fotografias de três elefantes africanos do complexo quando aconteceu o incidente. Ela foi socorrida, mas morreu logo após chegar ao hospital.
O Zoológico Rabat não usa uma cerca de metal para separar os animais dos visitantes, mas tem uma enorme vala e cerca de madeira segundo a CNN. Em um comunicado divulgado pela administração, o espaço construído em 2012 atende aos padrões de segurança internacionais
.
quinta-feira, 28 de julho de 2016
Concurso dos bombeiros exige 'teste de virgindade' ou Papanicolau no DF
Um dos exames exigidos no concurso do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal tem causado estranhamento: mulheres devem apresentar laudo do Papanicolau (cientificamente conhecido como colpocitopatologia oncótica, exame ginecológico realizado como prevenção ao câncer do colo de útero e ao HPV) ou comprovar que não tiveram o hímen rompido – ou seja, ainda são “virgens”. Não há exigências semelhantes para homens. Em nota, a corporação disse não considerar a medida discriminatória e afirmou que o objetivo é aferir “a condição física e laboral dos candidatos”.
A comissão do concurso afirmou que não necessariamente uma alteração no exame vai excluir uma candidata e que os dados serão mantidos em sigilo. O concurso oferece 779 vagas e salários que variam entre R$ 5,1 mil e R$ 11,6 mil. As inscrições foram abertas no dia 18 de julho e seguem até 18 de agosto. A prova é prevista para o dia 9 de outubro.Para a banca, não há necessidade de exames semelhantes para homens. “Sobre o exame de próstata, informamos que se trata de um exame preventivo indicado pelo médico aos homens a partir dos 40 anos de idade, sendo esta idade superior ao limite exigido para ingresso nos quadros da corporação”, disse. Também não há solicitações de exames para doenças sexualmente transmissíveis, nem mesmo HPV.
“Entendemos que a exigência do exame complementar citado não viola o sigilo das candidatas, tampouco desrespeita o direito à intimidade, à honra e à imagem. Pelo contrário, retrata o cuidado e o zelo que a corporação possui com os futuros militares, tudo em conformidade com a lei, a jurisprudência, e com orientações e determinações dos órgãos de controle do CBMDF [Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal]”, completa.
Especialista em concursos públicos, o advogado Fábio Ximenes disse considerar a exigência uma “atrocidade”. “Fere o direito à intimidade, sim, da candidata. Viola diversos princípios administrativos e constitucionais, como o princípio da isonomia, fere o princípio constitucional da discriminação, porque não pode haver discriminação de nenhum gênero, nem para homem, nem para mulher. Já aconteceu outras vezes e é totalmente imoral. É inconstitucional o edital cobrar esse tipo de conduta da candidata.”
Trecho de edital do concurso do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal que fala sobre 'teste de virgindade' para candidatas (Foto: Reprodução)
O advogado afirma ainda que os testes são irrelevantes para determinar a aptidão das candidatas à profissão. “Se a gente for apreciar se isso [os resultados] seria relevante para o cargo, não é. Não impede o exercício de cargo de bombeiro ou policial ou qualquer cargo. Isso não tem relação nenhuma com as atribuições do cargo de bombeiro. Isso já é explicitamente antiético. A exclusão de candidatos por esse tipo de conduta seria totalmente contra a Constituição.”
Outros casos
Exigências semelhantes já foram questionadas anteriormente. Após receber denúncias, aDefensoria Pública acionou o estado de São Paulo em 2014 para acabar com a obrigação para candidatas aos concursos do governo.
Exigências semelhantes já foram questionadas anteriormente. Após receber denúncias, aDefensoria Pública acionou o estado de São Paulo em 2014 para acabar com a obrigação para candidatas aos concursos do governo.
Em 2015, a Justiça do Acre suspendeu o concurso para oficiais da Polícia Militar que trazia uma série de proibições aos candidatos, incluindo tatuagens na cabeça, pescoço e nos braços; cicatrizes "antiestéticas"; e ocorrência de testículo único, salvo em casos congênitos.
Também em 2015, a Justiça Federal determinou que a Marinha alterasse o edital de um concurso de admissão na Escola Naval que vetava a inscrição de candidatos casados, em união estável ou com filhos. O edital também previa desligamento de mulheres que engravidarem durante o curso de graduação.
Assinar:
Postagens (Atom)