sábado, 2 de abril de 2016

Lula diz que toma posse na Casa Civil na quinta-feira

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de ato contra o impeachment, em Fortaleza (CE) (Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula)O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse esperar que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorize, na próxima quinta-feira (7) sua posse como ministro da Casa Civil. Ele manifestou sua expectativa durante discurso hoje em Fortaleza.
"Se tudo der certo, e a Suprema Corte aprovar, quinta-feira eu estarei assumindo a Casa Civil do governo. E vou dizer por que eu aceitei, depois de muito tempo. É porque eu tô convencido, acredito nisso, como acredito em Deus, que este país tem que mudar, tem que dar a volta por cima, mudar a economia, gerar emprego e renda para essas pessoas.", afirmouLula.
Na pauta de julgamentos do Supremo para a semana não consta o recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) para que Lula seja efetivado no cargo de ministro da Casa Civil. Para que o julgamento seja na quinta-feira (7), o processo precisa ser pautado pelo ministro Gilmar Mendes, relator dos mandados de segurança nos quais a posse foi suspensa.
No dia 18 de março, Gilmar Mendes, em decisão individual, suspendeu a posse de Lula no cargo de ministro-chefe da Casa Civil. O ministro do STF atendeu a um pedido liminar do PPS e do PSDB. Em seu despacho, Mendes disse que a nomeação de Lula para o cargo de ministro teve o objetivo de retirar a competência do juiz federal Sérgio Moro (responsável pelas investigações da Lava Jato em primeira instância) para investigá-lo.
No recurso, a Advocacia-Geral da União (AGU) rebateu as afirmações de Gilmar Mendes sobre suposta intenção do governo de nomear Lula para beneficiá-lo com o foro privilegiado, em função das investigações da Operação Lava Jato. Para a AGU, o entendimento do ministro é equivocado e parte da premissa de que o Supremo é um lugar para proteção contra impunidade, o que não é verdade, segundo o órgão.
Michel Temer
“Ele [Temer] é um constitucionalista, professor de direito, sabe que o que estão fazendo é golpe e sabe que vão cobrar isso do filho e do neto dele. A forma mais vergonhosa de se chegar ao poder é tentar encurtar um mandato, dando um golpe contra uma mulher da qualidade e da seriedade da presidente Dilma Rousseff.”
Em uma parte de seu discurso, Lula disse que perdeu muitas eleições e que queria descansar, mas que vai não permitir “que haja golpe” no Brasil. "A melhor maneira de chegar ao poder é disputar eleições, ganhar eleições. Eu sou a experiência disso. Perdi muitas eleições, e quero que eles aprendam isso” disse.
O vice-presidente Michel Temer rebateu as declarações de Lula. Por meio de nota, a assessoria do vice-presidente declarou que “justamente por ser professor de direito constitucional, Michel Temer tem ciência de que não há golpe em curso no Brasil”.
Clima de ódio
Lula também disse que o país vive um “clima de ódio”, nunca foi visto por ele durante sua trajetória política. “Será que é ódio pelo Minha Casa Minha Vida, pelo Bolsa Família? Eles precisam explicar por que [têm] tanto ódio da primeira mulher que governa este país. Resolveram tentar encontrar uma via fácil para derrubá-la. Foi só a coitada da Dilma começar a andar de bicicleta eles inventaram de cassar ela por conta de uma pedalada”, ironizou.
As chamadas pedaladas fiscais (atrasar repasses a bancos públicos referentes ao pagamento de benefícios de programas sociais) é um dos argumentos dos autores do pedido de impeachment da presidente.
"Estou estranhando um pouco o que tá acontecendo no nosso país. Completei 70 anos de idade. Vivo nesse país fazendo política há 50 anos e nunca vi o clima de ódio estabelecido agora neste país. Parece que neste país tem duas coisas: aqueles que amam a democracia, aqueles que gostam de fazer política, que são do PT, do PCdoB, das centrais sindicais, e aqueles que são contra nós. Aqueles que têm as revistas, os jornais, a televisão, que são na verdade os responsáveis por esse clima de ódio que está estabelecido neste país", disse.
Vítima de ataques
Lula finalizou o discurso afirmando que há dois anos é vítima de ataques nas investigações da Operação Lava Jato sobre o compra de um apartamento no Guarujá (SP) e por benfeitorias em um sítio que é frequentado por sua família.
"Eu só tenho uma coisa nesta vida de compromisso: é com o povo deste país. Faz dois anos que estou sendo vítima dos maiores ataques que um ser humano foi vítima. Todo santo dia. Eles criaram um apartamento para mim que não é meu, e eu quero convidar todos vocês, no dia que for meu. Eles inventaram uma chácara que não é minha, e quando ela for minha vocês vão visitar minha chácara. Inventaram até um barco de US$ 4 mil. Parece o Lady Laura. É um verdadeiro iate. Eu nem vou em Angra (RJ) com meu iate, para não competir com Roberto Carlos. Ou seja, inventaram de tudo".
  •  
Mais atos
Lula deve participar de atos em outras capitais. Ele é esperado amanhã também em uma mobilização em Salvador (BA). A estratégia visa barrar a aprovação do impeachment. Na próxima segunda-feira, último dia do prazo para a presidente apresentar sua defesa na comissão que analisa o impedimento na Câmara, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, fará a sustentação oral. A previsão dos deputados é que o plenário vote o tema até o dia 15 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário