terça-feira, 1 de março de 2016

Casal é açoitado em praça pública na Indonésia por namorar

Uma mulher de 19 anos e um homem de 21 foram açoitados em praça pública na Indonésia, nesta terça-feira (1), somente porque namoravam. O casal estava com mais outras 16 pessoas punidas na cidade de Banda Aceh, na província de Aceh, por terem quebrado a lei islâmica da Sharia.
Segundo as agências internacionais, eles foram punidos porque “passavam tempo juntos” e não eram casados. A lei islâmica, a mesma que proíbe roupas justas e relações homossexuais, também não permite nem sequer a aproximação de pessoas do sexo oposto. As penas aplicadas geralmente são prisões e, como nesse caso, surras em locais públicos. (Imagens: Chaideer Mahyuddin/AFP)O casal levou chibatadas de um homem encapuzado com roupas escuras a mando da polícia local, enquanto uma multidão tirava fotos e reagia ao ‘evento’, localizado próximo a um mosteiro da cidade.
As surras públicas são medida relativamente comum na província de Aceh – que tem autonomia especial desde 2001, quando passou a ser a única região da Indonésia a, de fato, implementar a lei – mas é menos comum com mulheres.  
O acordo com o governo indonésio em Jacarta foi interpretado como uma medida para acalmar os ânimos do território localizado na ilha de Sumatra, que flertava com o separatismo.
A Indonésia é a mais populosa nação muçulmana do mundo. Quase 90% de seus 250 milhões de habitantes declaram-se muçulmanos, mas praticam a religião de forma mais moderada. 
Entretanto, em Aceh recentemente foi banido o Dia dos Namorados (’Valentine’s Day’, comemorado no último dia 14) por ser um 'ato infiel em relação à Sharia’.
Essas não foram as únicas medidas fundamentalistas aprovadas na região recentemente…
… Ano passado, foi implementada a separação de meninos e meninas nas escolas e a proibição de mulheres andarem nas ruas desacompanhadas pelo marido ou por algum parente após às 23 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário