segunda-feira, 13 de julho de 2015

Morreu o presidente da Nintendo

Satoru Iwata, presidente mundial da Nintendo, em entrevista ao G1 nesta quinta-feira (13) durante a E3 2013. (Foto: Gustavo Petró/G1)Satoru Iwata, o CEO da empresa de jogos eletrônicos Nintendo, morreu no sábado passado aos 55 anos, vítima de cancro, anunciou esta segunda-feira a empresa.
Iwata começou a trabalhar no laboratório HAL, pertencente à Nintendo, no desenvolvimento de jogos como Balloon Fight. Em 1993 tornou-se presidente da subsidiária.
Sete anos mais tarde assumiu funções na Nintendo e em 2002 foi escolhido para suceder a Hiroshi Yamauchi (que estava no cargo há mais de 50 anos).
Ao longo do seu mandato, assistiu ao lançamento de produtos como a GameCube, a Wii ou a DS.
O executivo e programador informático foi o impulsionador da consola doméstica Wii, que saiu para o mercado em 2006 e se tornou um dos maiores êxitos comerciais da história da empresa dos próprios videojogos.
A Wii é uma das consolas mais famosas do mundo, tendo já vendido mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo, apesar da última - a Wii U - não ter conseguido ainda os resultados esperados.
Iwata era um defensor de que o mais importante nos produtos da Nintendo é a relação que mantém com o jogador e a maneira como este pode interagir com as personagens, as suas aventuras e com os outros jogadores.
"Importa-nos o consumidor e a experiência que tem com os nossos produtos", explicava em Julho de 2012.
Depois da morte de Hiroshi Yamauchi, o homem que introduziu a Nintendo no mundo dos videojogos e converteu uma simples empresa de jogos para crianças numa multinacional, Iwata insistiu em que uma das prioridades da companhia era manter o seu "espírito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário