O site Mars Trek, com um sistema baseado semelhante ao Google Earth, foi lançado na última quinta-feira (9) como um mapa interativo para que os internautas possam explorar a superfície de Marte a partir de imagens coletadas em diversas missões espaciais.
Embora ofereça imagens com baixo nível de resolução e detalhamento se comparado ao Google Earth, a exploração pode ser facilmente feita em 2D ou 3D, e só depende da preferência do usuário para ser alternada. Segundo o site Engadget, é possível dar zoom nas áreas entre vistas globais, polo sul e polo norte.
Os pontos "martegráficos" mais importantes recebem nomenclaturas que podem ser vistas ao clicar sobre cada uma delas, oferecendo também mais informações, como diâmetro de crateras e outras. A ferramenta "Layers" é responsável por selecionar camadas de imagens que são produzidas pelas diferentes câmeras que já visitaram o planeta vermelho, exibindo-as sobreposta à superfície do mapa.
A funcionalidade "Bookmarks" é bom para usuários que querem conhecer um pouco mais sobre Marte e já traz locais pré-programados com significado histórico, tais como o local de pouso da sonda Curiosity. Também é possível fazer o download de arquivos STL no site, estes que podem ser usados para a impressão de modelos tridimensionais usando uma impressora 3D dos locais selecionados.
O site Mars Trek pode ser acessado por computadores ou dispositivos móveis. No segundo caso, vale lembrar que a conexão com internet deve ser realmente boa para que ele funcione normalmente, e em dispositivos menos potentes o usuário pode enfrentar alguns problemas de usabilidade.
Alguns erros também podem ser apresentados em casos raros, mas ainda assim os mapas funcionam muito bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário