O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) explodiu neste domingo um carro-bomba perto de uma central elétrica na cidade de Al Hasaka, no nordeste da Síria, que deixou dez mortos, onde o exército sírio está ganhando terreno após a recente ofensiva jihadista.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que as vítimas são soldados do exército do presidente Bashar al Assad e das milícias pró-governo.O Observatório explicou que um jihadista detonou um carro-bomba no bairro de Nashwa, no sul da cidade, cujo controle foi ontem recuperado pelas tropas governamentais.
Os jihadistas também lançaram outro ataque, que os permitiu avançar no terreno e se aproximar da prisão de menores, em que não foram confirmados mortos ou feridos.Nos combates entre os dois lados nas últimas 24 horas morreram pelo menos cinco soldados das forças de segurança e de suas milícias e 18 membros do EI, segundo os dados do Observatório.
Os enfrentamentos continuaram hoje nos bairros do sul de Al Hasaka, acompanhados por bombardeios do exército sírio contra posições dos extremistas.Ontem uma fonte militar, citada pela "Sana", assinalou que unidades das forças armadas recuperaram Nashwa e avançaram pelo distrito vizinho de Al Liliyah.
No último dia 25, o EI iniciou uma ofensiva contra as áreas em poder do regime em Al Hasaka, onde 40% da superfície está nas mãos das forças do governo sírio e 60% dos curdos.Nos primeiros dias de ataque, os jihadistas conseguiram tomar um quarto da cidade, que é capital da província homônima, mas recuaram contra o exército e agora só controlam áreas ao sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário