Uma lista divulgada pelo Mother Nature Network revelou quais alimentos podem - e devem - ser excluídos de nossa alimentação para que tenhamos uma vida mais saudável. Confira!
1 – Margarina
2 – Alimentos enlatados
Outra embalagem perigosa é a de isopor. De acordo com cientistas, o estireno, produto químico usado em copos de isopor e outros recipientes descartáveis para alimentos, pode causar câncer.
3 – Cereais matinais
O açúcar presente nos cereais matinais constitui 56% do peso do produto. Ou seja, 100 gramas do produto equivale a 56 gramas de açúcar em sua forma pura. Os riscos do excesso de açúcar já sabemos, principalmente levando em conta que o aparecimento de diabetes em crianças tem crescido em taxas alarmantes pelo mundo.
4 – Soja
5 – Tubarão, cavala e peixe-espada
O metilmercúrio pode ser encontrado em uma gama variada de peixes, podendo causar danos irreversíveis ao sistema nervoso humano. As maiores concentrações do produto estão presentes na cavala, no peixe-espada e nos tubarões. O risco é ainda maios para grávidas, crianças e mulheres amamentando.
6 – Refrigerantes
Entre 2005 e 2010, a adição de açúcar foi responsável por pelo menos 10% das calorias consumidas em mais de 70% da população dos EUA. Os dados foram comparados com a mortalidade por doença cardíaca durante um período de 14,6 anos, durante os quais 831 mortes por doenças cardiovasculares foram registradas no grupo de estudo, o que é um número significativo para a população.
Para se ter uma ideia, uma lata com 360 ml de refrigerante pode conter até oito colheres de chá de açúcar. Os pesquisadores dizem que o risco extra ocorre porque o excesso de açúcar pode elevar a pressão e criar efeitos adversos sobre o sangue, gerando inflamações.
Além disso, um outro estudo europeu, junto com um estudo americano, descobriu que o consumo de 350 ml, aumenta em 18% a chance de desenvolver diabetes tipo 2 e em 25% caso o consumo seja frequente.
Os refrigerantes sem açúcar não estão isentos de perigo, já que boa parte é produzida com o controverso aspartame, por ser mais barato em escala industrial.
7 – Cuidado ao comer maçãs!
8 – Carne processada
A morte prematura causada por câncer e doenças cardíacas pode ser associada com vários tipos de alimentos processados, como presunto, bacon e salame. Um estudo realizado em 10 países da Europa revelou que os consumidores desses alimentos possuem 44% mais chances de uma morte prematura. O consumo elevado aumenta em 72% as chances de doenças cardiovasculares e em 11% o aparecimento de algum tipo de câncer.
O recomendado é que esses alimentos sejam substituídos por proteínas saudáveis, geralmente encontradas em peixes, legumes, aves e castanhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário