O mundo esportivo ficou em choque com a trágica notícia da morte de três atletas franceses nesta segunda-feira. Além da campeã olímpica dos 400m livre e medalhista de prata nos 200m livre nos Jogos de Londres 2012, Camille Muffat, outros dois renomados franceses do meio esportivo não resistiram ao acidente de helicóptero na Argentina. A velejadora Florence Arthaud e o lutador de boxe Alexis Vastine, bronze nas Olimpíadas de Pequim 2008, também faleceram. Através das redes sociais, nomes do esporte internacional, sobretudo da França, manifestaram pesar. Veja algumas mensagens:
- Eu tive a oportunidade de conhecer e conviver com Camille Muffat e Alexis Vastine nas Olimpíadas de Londres. Este drama é simplesmente horrível. Pensamentos estão também com a campeã Florence Arthaud, assim como todas as vítimas e suas famílias. Descansem em paz - Nicolas Batum - jogador de basquete francês do Portland Trail Blazers, da NBA.
- Choque e tristeza nesta noite ao saber da morte de três grandes campeões, sendo dois amigos. Todas as minhas condolências aos familiares e amigos. O esporte francês está em luto - Florent Manaudou - nadador francês campeão olímpico dos 50m livres.
- Horrorizado ao saber da morte de Florence Arthaud, Camille Muffat, Alexis Vastine e todas as outras pessoas que estavam a bordo. Todos os meus pensamentos às famílias - Romain Grosjean, francês piloto de Fórmula 1 da equipe Lotus.
- Às vezes a vida não é justa...RIP - Federica Pellegrini, francesa campeã olímpica dos 200m livres em Pequim 2008.
- Vocês estarão sempre em nossos corações. Descansem em paz - Florent Pietrus, jogador da seleção francesa de basquete.
O clube de futebol Paris Saint Germain prestou uma homenagem aos atletas, prestando solidariedade aos familiares das vítimas. A mensagem foi reproduzida pelo zagueiro brasileiro David Luiz através de sua conta nas redes sociais.
Além dos três atletas franceses, foi confirmada a morte quatro membros da equipe de produção do reality, dois pilotos argentinos, Juan Carlos Castillo e Roberto Abate, e uma ainda não pessoa identificada.
Aos 25 anos, Camille Muffat era um dos expoentes da nova geração de nadadores franceses. Nascida em Nice, ela cresceu nadando no centro olímpico da cidade, e conquistou grandes resultados desde 2006, quando foi prata no Campeonato Europeu na prova dos 200m medley. Daí em diante, acumulou medalhas. Em 2007, Camille foi ouro nos 200m no mesmo Europeu, e ainda foi bronze nos 400m medley. Em 2008, foi prata no Europeu nos 400m livre. Em 2010, foi medalha de ouro no Mundial de Dubai na mesma prova, além de ter sido bronze no 4x200m livre. Em 2012, nas Olimpíadas de Londres, Camille foi ouro nos 400m livre, prata nos 200m livre e ainda foi bronze no 4x200m livre pela equipe francesa. A nadadora se aposentou no ano passado, aos 24 anos.
Alexis Vastine, de 28 anos, foi medalha de bronze no boxe nas Olimpíadas de Pequim 2008. Nos Jogos de Londres 2012 ele acabou eliminado nas quartas de final. Em 2005, nos Jogos do Mediterrâneo, foi medalha de ouro no peso médio-ligeiro. Em 2010, no Europeu amador, ele foi prata em Moscou. Alexis cresceu em uma família de boxeadores. No Campeonato Mundial júnior, o francês nocauteou o britânico Amir Khan, hoje famoso boxeador profissional, e ficou com a medalha de bronze.
Florence Arthaud era uma experiente velejadora, nascida em Boulogne-Billancourt, na França. Ela tinha 57 anos e aos 17 sofreu um grave acidente de carro, ficando algumas semanas em coma e paralisada. Florence ficou conhecida como "A pequena noiva do Atlântico", por ser a primeira velejadora a atravessar o Atlântico Norte, em 1990, gastando nove dias, 21 horas e 42 minutos, batendo o recorde de Bruno Peyron.





Nenhum comentário:
Postar um comentário