quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Barragem de Fundão em Mariana (MG) tem novo deslizamento

Centenas de pessoas levaram um susto na quarta-feira (27), na barragem de Fundão, em Mariana (MG). Mais de um milhão de metros cúbicos de rejeitos de minério deslizaram da barragem e 400 funcionários da mineradora Samarco tiveram de sair às pressas.
Os trabalhadores tiveram de abandonar o Complexo de Germano depois que a Samarco emitiu um sinal de alerta amarelo. A mineradora disse que o deslocamento da lama foi às 12h16, entre as barragens de Fundão e Santarém, dentro da área da empresa, e foi causado pelo excesso de chuva na região. Uma equipe técnica do Ministério Público esteve no local.
Equipes da Defesa Civil estadual, da Polícia Militar e dos bombeiros também foram a Mariana.  A Samarco disse que entregou o relatório sobre o que aconteceria em caso de novos rompimentos e que o plano de emergência ainda depende da contratação de uma empresa especializada. A mineradora também disse que já esvaziou o reservatório de Candongas e que construiu diques na barragem de Fundão para evitar que mais rejeitos passem para o Rio Doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário