Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República do Brasil em 2002, após ter perdido outras eleições as quais disputou. Em 7 de abril de 2018, após se entregar à Polícia Federal (PF), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, Lula se tornou o primeiro presidente do Brasil a ser preso por crime comum. Outros já haviam sido presos, mas todos por motivos políticos.
A prisão do ex-presidente Lula, em uma carceragem da PF, em Curitiba, durou até o dia 8 de novembro de 2019, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a prisão de condenados após segunda instância. Lula ficou preso por 580 dias.
Mesmo com a condenação e prisão do ex-presidente, é notável sua popularidade entre seu admiradores. Muitos seguidores de Lula chegavam a dizer que sua prisão só teria ocorrido para impedir que o mesmo concorresse às eleições presidenciais, em 2018, cujo vencedor foi Jair Messias Bolsonaro.
Atualmente, Lula está inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa, porém, seus eleitores ainda levantam a bandeira de sua candidatura para 2022. Mas e ai? Se Lula viesse como candidato a presidente nas eleições de 2022, você votaria nele?
Nenhum comentário:
Postar um comentário