quinta-feira, 12 de março de 2020

Confirmado áudio sobre alerta da “explosão” de coronavírus no Brasil

 O médico e coordenador do grupo de trabalho que assessora São Paulo no enfrentamento ao coronavírus, David Uip, confirmou na tarde desta quinta (12) a autenticidade do áudio que circula no WhatsApp, com alertas sobre a explosão do coronavírus no Brasil.
“Esse áudio é do meu queridíssimo doutor Fábio Jatene. Ele é verídico e é cabeça de cirurgião. Cabeça de cirurgião cardíaco é assim, ele pontua, interpreta e resolve”, afirmou Uip, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
No áudio que viralizou, Jatene diz que, nas projeções dos médicos que acompanham o avanço do coronavírus, os casos devem “explodir” no Brasil “a partir de agora”, porque a contaminação já está no nível comunitário. Somente a grande São Paulo, dentro de 4 semanas, deve registrar 45 mil casos, sendo que até 10 mil devem necessitar de UTI, e a região não dispõe desse número de leitos.
“Então, essa foi a conversa e foi uma interpretação de um grande cirurgião e querido amigo, mas com posição de cirurgia e não no contexto do planejamento”.
Segundo Uip, a estratégia do governo é planejar de “1% a 10%” de leitos para o cenário que se aproxima. “Então, é fazer contas (…) Guardadas duas considerações. Primeiro, que isso não se instala imediatamente. E a sazonalidade de uma pandemia. Nós não vamos precisar de todos os leitos amanhã. Vai se posicionando”.
Nesta quinta, o governo de SP anunciou a contratação de 1 mil leitos para coronavírus, 600 na grande São Paulo e 400 espalhados pelo interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário