sábado, 11 de junho de 2016

A porta do inferno

The-Door-to-Hell1-640x427Acharam que o fogo se apagaria em algumas semanas. Ele continua a queimar desde 1971.
Porta para o Inferno (Door of Hell)  é um campo de gás natural localizado em Derweze, no Turcomenistão.  Trata-se de um depósito de gás natural que faz labaredas arderem continuamente desde 1971, quando foi descoberta por cientistas soviéticos.
The-Door-to-Hell3-640x427
Voltando ao assunto, o lugar foi identificado por cientistas soviéticos no começo da década de 70.  Eles imaginaram que aquele seria um local potencial para um campo de petróleo. Os cientistas criaram uma plataforma de perfuração e um acampamento nas proximidades, e iniciaram suas operações para a avaliação da quantidade de reservas de gás disponíveis no local .
The-Door-to-Hell4-640x427
Os soviéticos ficaram tão satisfeitos de encontrar esse desbunde de recursos de naturais que começaram a armazenar o gás. O chão sob a plataforma de perfuração e o acampamento entraram em colapso, que se abriu em uma grande cratera, desaparecendo por completo. Nenhuma vida foi perdida no incidente. Uma enorme quantidade de gás metano foi liberada, criando um problema ambiental que representava uma ameaça potencial para as pessoas das aldeias vizinhas.
The-Door-to-Hell5-640x425
Temendo a liberação de mais gases tóxicos a partir da caverna, os cientistas decidiram tocar fogo em tudo . A solução parecia mais segura do que a extração dos gases através de métodos caríssimos. Ambientalmente, transformar o gás em fogo parecia uma solução melhor do que a extração para uso.  Naquela época, a expectativa era que o gás deixaria de queimar em algumas semanas, mas as chama continua firma e flamejante desde que o local foi incendiado.
The-Door-to-Hell8-640x425

Nenhum comentário:

Postar um comentário