Jovens de diversas organizações e movimentos sociais articulam uma manifestação nacional para o próximo dia 13 tendo como principal bandeira a saída do deputado Eduardo Cunha do PMDP-RJ do comando da Casa Legislativa. Já são 21 estados que confirmaram a mobilização nas capitais. Os atos acontecerão em conjunto com a Frente Brasil Popular agregando outras pautas como a defesa da democracia, defesa dos direitos dos trabalhadores e contra os ajustes fiscais na política econômica, e em defesa das reformas estruturais e da Petrobras.
Segundo Lucio Centeno, da Secretaria operativa da Frente Brasil Popular, “Eduardo Cunha tem capitaneado uma agenda de retrocessos que avança sobre os direitos das mulheres, jovens, negros e indígenas, além de buscar a flexibilização dos direitos sociais e políticos de todo o povo brasileiro”. A Frente Brasil Popular é um espaço unitário que reúne centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais, partidos políticos e outras organizações da sociedade civil em torno de pautas comuns.
Em Brasília, a manifestação se somará à grande marcha convocada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Além do Distrito Federal os outros estados mobilizados são Espírito Santo, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Amapá, Amazonas, Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Piauí, Pará, Alagoas, Acre, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso.
“Fora Cunha” é o mote que vem sendo utilizado em uma série de ações que aconteceram nas últimas semanas em várias cidades do Brasil. No dia 28 de outubro, cerca de 5 mil as mulheres ocuparam as ruas cariocas após a proposição feita por Cunha, do Projeto de Lei 5069 que proíbe a oferta de pílulas do dia seguinte às mulheres vítimas de estupro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário