domingo, 15 de novembro de 2015

França responde a ataques e bombardeia bases do Estado Islâmico na Síria

A França lançou um ataque aéreo contra bases do grupo radical Estado Islâmico na Síria, conforme anunciou o governo do país neste domingo (15). A ação ocorre dois dias após os ataques que deixaram 132 mortos em Paris, cuja autoria foi assumida pelos jihadistas do EI.
Caças franceses foram enviados para bombardeios em Raqqa, ao norte da SíriaA operação contra o grupo teve como alvo principal a cidade de Raqqa, localizada ao norte da Síria e considerada pelos jihadistas a "capital" do Estado Islâmico. As informações são do jornal americano The New York Times.
Aviões militares do país europeu bombardearam uma central de comando, um centro de recrutamento e um estoque de armas, além de um campo de treinamento do Estado Islâmico, informou um membro do ministério da Defesa da França à rede CNN. Segundo a pasta, todos os alvos foram destruídos.
O presidente François Hollande já havia declarado neste sábado (14) que os ataques ocorridos em seis locais de Paris foram um "ato de guerra" do EI contra o país. Horas depois, o grupo reivindicou a responsabilidade pelos atentados, afirmando que a ação foi um meio de retaliar o governo francês pelas ofensivas que o país tem lançado justamente contra bases do grupo na Síria.Antes mesmo do anúncio do bombardeio deste domingo, o presidente americano Barack Obama havia declarado apoio a François Hollande, anunciando "esforços redobrados" para eliminar o grupo terrorista.
"Vamos redobrar esforços para assegurar uma transição pacífica na Síria e para eliminar o Estado Islâmico", afirmou Obama em reunião com a cúpula do G20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário