quarta-feira, 3 de junho de 2015

Anúncio da Yves Saint Laurent banido no Reino Unido

Esta modelo parece "pouco saudável e demasiado magra"? Autoridade Britânica achou que sim.
Anúncio da Yves Saint Laurent banido no Reino UnidoUm anúncio da Yves Saint Laurent foi banido no Reino Unido. Em causa está a extrema magreza da modelo da marca francesa, que levou a Autoridade para Padrões Publicitários do Reino Unido (ASA na sigla inglesa) a censurar a imagem que apareceu na última edição da Elle.
A ASA considerou que a modelo parece "pouco saudável e demasiado magra" na imagem e que o anúncio é "irresponsável". Segundo a autoridade, viola o código da publicidade no país, uma vez que este diz que os anúncios têm de ser preparados com um sentido de responsabilidade para com os consumidores e a sociedade".
A autoridade britânica explica tudo o que está mal na fotografia a preto e branco, em que a modelo aparece deitada no chão, num vestido preto: "a posição da modelo chama a atenção para peito, onde é visível a proeminência da caixa torácica, e para as pernas, em que coxas e joelhos parecem da mesma a largura, e muito magros", sobretudo em contraste com os sapatos.
Segundo o jornal Guardian, a Yves Saint Laurent não concordou com a argumentação mas não fez comentários.
A magreza das modelos é um tema que está na ordem do dia: as preocupações com os distúrbios alimentares e a imagem aumentaram à medida que os corpos nos anúncios e passerelles foram perderam peso. França, por exemplo, quer banir das 'passerelles' as manequins demasiado magras para combater os distúrbios alimentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário