Aliar alimentação a um estilo de vida saudável pode garantir para qualquer mulher uma aparência mais jovem. A nutricionista Paula Castilho, da Rede Nação Verde, listou os alimentos ‘anti aging’:
> Frutas vermelhas, castanhas, peixes de água geladas, folhas verde-escuras e farinha de linhaça.
Quer mais? Veja lista dos alimentos que devem fazer parte de sua vida a partir de hoje:
> Óleo de semente de abóbora, óleo de castanha do Brasil, óleo de prímula, óleo de linhaça e azeite de oliva extra virgem: além de terem propriedades anti-inflamatórias, são essenciais para a absorção dos antioxidantes anti-inflamatórios presentes nas verduras. Porção: 1 colher de sopa de azeite por dia.
> Aveia: suas fibras ajudam a reduzir o açúcar no sangue. Porção: 2 colheres de sopa de farelo de aveia por dia.
> Brócolis: contêm fitonutrientes que potencializam os sistemas antioxidantes de defesa do organismo.Porção: ½ xícara de chá por dia.
> Chá-verde: tem substâncias antioxidantes, além de ações termogênica (acelera o metabolismo) e oxidativa das gorduras (evita a absorção da gordura). Porção: 5 copos por dia, importante deve ser tomado um copo a cada 2 horas.
> Frutas vermelhas: carregam uma quantidade enorme de antocianinas,substâncias antioxidantes com poder anti-inflamatório. Opções: ameixa, amora, morango, açaí, acerola, framboesa, goiaba vermelha. Porção: 1 xícara de chá por dia.
> Leite fermentado (o famoso Yakult): os probióticos, com lactobacilos vivos que facilitam a digestão e o funcionamento do intestino, estimulam a produção de substâncias anti-inflamatórias. Porção: 1 por dia.
> Farinha de semente de linhaça: tem ômega 3 e uma turma de antioxidantes. Vale ressaltar a vitamina E, que contribui para a renovação celular e, por isso, adia o envelhecimento. Gergelim, castanhas e outras oleaginosas, ricas em gordura do bem, também entram na lista dos alimentos anti-inflamatórios. Porção: 2 colheres de sopa por dia.
> Soja: o grão cozido, torrado ou fermentado (missô) ou em forma de queijo (Tofú) é rico em isoflavonas, fitos-hormônios que inibem a produção de substâncias inflamatórias. Na forma de iogurte, leite ou queijo (tofu), essa leguminosa é uma boa fonte de proteína – importante para a manutenção da massa magra, que faz o corpo queimar mais calorias, mesmo quando você está parado. Porção: 2 colheres de sopa do grão por dia (ou 1 copo do iogurte ou leite de soja).
> Farinha de banana-verde – uma farinha rica em inulina uma substância é uma tipo especial de fibra alimenta que melhora a flora bacteriana intestinal. A dose diária é de uma colher de sopa.
> Açaí: alta capacidade antioxidante e com baixo Índice glicêmico. Dose: 1 vez por semana uma tigela.
> Alho: tem ação antioxidante importante devido a presença de alhicina. Mas o mais importante é a ação anticâncer do alho assim como a cebola, o alho poro, salsa, cebolinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário