sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Ataque dos EUA matou General iraniano Qasem Soleimani, diz Pentágono

Resultado de imagem para Qasem SoleimaniO ataque coordenado pelos EUA contra um aeroporto em Bagdá teria deixado entre as oito mortes, Qasem Soleimani, o chefe da Força Revolucionária da Guarda Quds do Irã, considerado um possível sucessor do atual presidente iraniano Hassan Rouhani.
O pentágono confirmou que o ataque aconteceu "sob ordens do presidente" Donald Trump. "Os militares dos EUA tomaram medidas defensivas decisivas para proteger o pessoal dos EUA no exterior, matando Qasem Soleimani", afirmou o Pentágono em nota.
"Este ataque teve como objetivo impedir futuros planos de ataque iranianos. Os Estados Unidos continuarão a tomar todas as medidas necessárias para proteger nosso povo e nossos interesses, onde quer que estejam ao redor do mundo", concluiu
O ataque aéreo também teria vitimado Abu Mahdi al-Muhandis, comandante de milícia do Iraque, apoiada pelo Irã. A milícia da qual ele fazia parte também atribuiu a morte aos EUA.
A Guarda Quds é uma força de elite do exército iraniano e teria sido responsável pela invasão da Embaixada dos EUA, em Bagdá, no início desta semana. O Irã nega participação na invasão.
Naim Qassem, segundo na linha de comando do Hezbollah no Líbano, também seria uma das vítimas.
Analistas internacionais afirmam que a morte de Soleimani é maior do que a de Osama Bin Laden. Ele havia entrado na lista de 50 pessoas que moldaram a década feita pelo jornal Financial Times.
O Departamento de Defesa dos EUA emitiu um comunicado oficial e afirmou que "sob ordens do presidente, os militares dos EUA tomaram medidas defensivas decisivas para proteger o pessoal dos EUA no exterior, matando Qasem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária Islâmica Corps-Quds Force, uma organização terrorista estrangeira designada pelos EUA".
Segundo a nota, "Soleimani estava desenvolvendo planos para atacar diplomatas americanos e membros do serviço no Iraque e em toda a região". O ataque, segundo os EUA, teve como objetivo "impedir futuros planos de ataque iranianos".
At the direction of the President, the U.S. military has taken decisive defensive action to protect U.S. personnel abroad by killing Qasem Soleimani, the head of the Iranian Revolutionary Guard Corps-Quds Force, a US-designated Foreign Terrorist Organization.
-- The White House (@WhiteHouse) January 3, 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário