sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Tilikum, orca que matou treinadora em 2010, morre nos EUA

Em nota na sua página do Facebook, o parque lamenta a perda. "É com coração pesado que compartilhamos a triste notícia da morte de Tilikum, uma das mais conhecidas orcas do SeaWorld Orlando. Tilikum tem sido um membro amado da Família SeaWorld há 25 anos e tocou a vida de milhões. Ele vai fazer muita falta para a família SeaWorld, assim como para as pessoas que ele inspirou."
Tilikum foi uma das mais famosas orcas do parque SeaWorldSegundo o parque, Tilikum, que teria aproximadamente 36 anos, estava cercado pelos treinadores, funcionários e veterinários. Como todos os animais mais velhos, ele tinha enfrentado alguns problemas de saúde muito graves. A causa oficial da morte só será determinada depois que a necropsia seja concluída, mas os animal vinha sendo tratado de uma infecção bacteriana persistente e complicada do pulmão.

Morte no parque

A treinadora Dawn Brancheau, de 40 anos, morreu no dia 24 de fevereiro de 2010 após ser atacada por Tilikum na frente da plateia. Segundo a necropsia, as causas da morte da funcionária do parque foram afogamento e múltiplas faturas.

De acordo com o documento, Dawn teve a coluna, costelas e cabeça fraturadas por Tilikum. Além disso, a treinadora se afogou quando a Orca a puxou para baixo d'água sob o olhar de dezenas de espectadores que assistiam ao show. O incidente foi filmado pelas câmeras do parque, mas as imagens não foram divulgadas.