domingo, 28 de agosto de 2016

Explosão mata policiais e deixa dezenas de feridos na Turquia

Fumaça é vista após explosão em delegacia em Sirnak, na Turquia, nesta sexta-feira (26) (Foto: Reuters)Um ataque com um caminhão-bomba em uma delegacia na cidade de Cizre, no sudeste da Turquia, deixou ao menos 11 mortos e 78 feridos nesta sexta-feira (26), segundo a agência Reuters. O atentado acontece dois dias após o país iniciar operação contra o Estado Islâmico e militantes curdos na Síria.
Nenhum grupo reivindicou a responsabilidade imediatamente após o ataque. Porém, o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse não haver dúvidas de que o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) seria o responsável pelo ataque na província de Sirnak, que faz fronteira com Síria e Iraque. O grupo trava uma insurgência de três décadas pela autonomia curda.
Entre os feridos estão três civis. A explosão, por volta das 6h40 (horário local), deixou a delegacia reduzida a escombros. Edifícios próximos sofreram também foram danificados.

De acordo com alguns veículos de imprensa, depois da explosão aconteceu uma troca de tiros entre os agressores e forças de segurança, um procedimento habitual do PKK, segundo a agência Efe
Desde julho de 2015, quando acabou o cessar-fogo entre o governo e o PKK instaurado em 2013, os atentados curdos deixaram dezenas de mortos entre as fileiras policiais e militares, segundo a France Presse.
O PKK intensificou os ataques nas últimas semanas depois do golpe de Estado frustrado contra o presidente Recep Tayyip Erdogan de 15 de julho passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário