sexta-feira, 29 de julho de 2016

Policiais agridem idoso doente: ‘Se estragar as algemas, vai ter que pagar por outra’

Idoso foi agredido e teve traumas nas mãos (Foto: RBS TV)Uma história absurda foi vivida por um idoso no Rio Grande do Sul. Uma delegada de Gravataí mandou o homem para a prisão, em flagrante. E tudo isso porque ele, por engano, errou o caminho do banheiro e acabou entrando na sala dela. Detalhe: o idoso é surdo, portador de autismo e sofre de Alzheimer.
De aparência frágil, consequência de uma série de doenças, o senhor tem 65 anos, é deficiente auditivo, sofre de perda de memória, causada pela Doença de Alzheimer, é autista e tem crises epiléticas.
No dia 25 de junho, a filha dele procurou uma delegacia de Gravataí para registrar uma ocorrência. Ela levou o pai junto, porque ele não pode ficar sozinho. Na delegacia, o idoso errou o caminho do banheiro: "O pai entrou na sala da delegada enganado. Ela começou a agredir ele com palavras, começou a chamar de louco e ele não ouviu ela pedir pra ele sair. Ela começou a chutar ele. E aí chamou os outros policiais e eles derrubaram ele, algemaram", conta a filha.
As mãos e os braços ficaram marcados pelas algemas, como mostram fotografias e laudos do atendimento ambulatorial que constatou agressão com trauma em mãos.
A filha conta que tentou alertar os policiais e mostrou documentos que provam que o idoso é interditado judicialmente. "Eles não me deram nenhuma chance de explicar, nenhuma chance da gente se defender. E aí ficou debochando do pai, o tempo todo. Perguntando se ele tinha advogado. Todos eles riam. E dizendo para ele que se ele estragasse a algema, ele teria que pagar outra".
O idoso foi preso em flagrante, acusado de desacato à autoridade e resistência. Foi levado para uma cela da delegacia de Gravataí, onde passou a noite, sem contato com a família. No dia seguinte, a filha foi tentar falar com o pai, quando soube de um absurdo ainda maior: ele havia sido transferido para o presídio central, em Porto Alegre.
O advogado da família, Rodrigo Cabral, disse que o idoso chegou a ser levado para as galerias, junto com outros presos. "Ninguém pode bater em um senhor idoso, o Estatuto do Idoso está aí. E segundo: prender alguém que é interditado, com Alzheimer, com problemas mentais, e mandá-lo para o central. Se achasse [necessário], que mandasse para o hospital psiquiátrico".
O homem só foi liberado mais de 12 horas depois. Na decisão, a juíza homologou o flagrante, mas concede liberdade provisória, por ele ser portador de transtornos mentais e comportamentais, além de ser interditado.
A corregedoria da Polícia Civil está investigando a conduta dos policiais da delegacia de Gravataí envolvidos no caso, conforme afirma o corregedor-chefe Andrei Vivan: "Nós iremos avaliar qual foi o procedimento adotado pelos policiais e qual foi a conduta dos policiais ao atender essa pessoa na delegacia de polícia".
A filha diz que, desde que saiu do presídio, o pai passou a chorar muitas vezes ao dia. "Ele não tinha reação nenhuma quando saiu de lá de dentro. Ele só se enganou, ele só errou e eles não precisavam ter tido essa atitude com ele".
A equipe do Hora 1 procurou a delegada envolvida no caso, mas ela não quis dar entrevista antes de prestar depoimento na corregedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário