sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Ataque contra mesquita xiita na Arábia deixa 3 mortos

Mesquita xiita danificada na cidade de Samarra, no Iraque, dia 22/02/2006
Pelo menos três pessoas morreram nesta sexta-feira em um ataque realizado com explosivos e disparos contra uma mesquita xiita na província de Al Ahsa, no sudeste da Arábia Saudita, durante as orações da sexta-feira.
O ataque aconteceu na mesquita de Al Reda no povoado de Al Mahasen, situado na província de maioria xiita de Al Ahsa, informou a imprensa saudita.
Um dos dois agressores detonou o cinto explosivo que levava junto ao corpo no interior do templo, enquanto o segundo foi detido pelos serviços de segurança ajudados pelos fiéis.
Uma ativista da zona explicou nas redes sociais que o detido também levava um cinto explosivo, mas que foi capturado antes de detoná-lo.
Segundo esta fonte, o número de mortos chega a seis ou sete, embora seja difícil de oferecer por enquanto um número exato porque alguns corpos ficaram desmembrados.
Os vídeos e as fotografias divulgados na internet mostram várias pessoas no solo, destruição da entrada da mesquita, e a polícia e os fiéis arrastando o detido.
Até agora, nenhum grupo reivindicou o atentado, mas anteriormente o terrorista grupo Estado Islâmico (EI) perpetrou ataques contra mesquitas xiitas em solo saudita.
Em novembro de 2014, o EI chamou à guerra contra as autoridades da Arábia Saudita, que são consideradas apóstatas, e pediu aos sauditas que se rebelassem contra os xiitas de seu país, que representam uma pequena porção da população de maioria sunita.
Nesse mês, houve um ataque contra uma mesquita xiita na população de Al Daluh, também em Al Ahsa, que acabou com a vida de oito pessoas por disparos.
Em maio, um suicida matou cerca de 20 pessoas ao detonar os explosivos que levava em um templo xiita na província de Al Qatifa, enquanto em agosto outro atentado suicida contra uma mesquita causou 13 mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário