domingo, 26 de abril de 2015

Cinzas de vulcão chileno são vistas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina

As cinzas do vulcão Calbuco, em erupção no Chile, jáforam vistas na manhã deste sábado (25) no litoral de Santa Catarina e também na região do Vale do Itajaí (RS). Na sexta-feira (24), os moradores de Porto Alegre e Santa Maria já haviam relatado que viram cinzas no céu do Rio Grande do Sul.

O vulcão Calbuco, que está em atividade desde quarta-feira (22), já entrou em erupção duas vezes, expelindo colunas de fumaça e cinzas a vários quilômetros de altura. O vulcão não registrava atividades de erupção há mais demeio século.
O Calbuco fica em uma região turística, a 900 quilômetros (Km) da capital chilena, Santiago. O governo chileno evacuou a área e decretou estado de exceção nas cidades próximas.
Por conta das cinzas, os voos para Puerto Montt, no Chile, e Bariloche, na Argentina, foram cancelados. De acordo com as empresas Aerolineas Argentinas e Austral, também foram cancelados dois voos para Neuquén e um voo para Chapelco.
No Brasil, as companhias aéreas TAM e Gol informaram que nenhum voo foi cancelado devido às cinzas que estão vindo para o país. No Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, até as 10h apenas um voo havia sido cancelado. De acordo com a Infraero, o cancelamento não teve nenhuma relação com a erupção do vulcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário