terça-feira, 31 de março de 2015

14 motivos para você começar a comer mais pepino


Pepino é o quarto vegetal mais cultivado no mundo e conhecido por ser um dos melhores alimentos para a saúde em geral.

Abaixo você encontra 14 razões para começar a ver esse vegetal com bons olhos:
1 - Hidrata o corpo
Se você está ocupado demais para beber bastante água, comer pepino fresco, que é constituído de 90% de água, vai, com certeza, compensar a água perdida.
2 - Controla a queimação
Comer pepino é um ótimo ‘remédio’ para aliviar a azia estomacal. É também muito útil para obter o alívio de queimaduras solares, quando é esfregado suavemente na pele.
3 - Elimina toxinas
Toda essa água no pepino funciona como uma ‘vassoura’, que expulsa os resíduos para fora do corpo. Com uma alimentação regular, o pepino é conhecido também por ajudar a dissolver pedras nos rins.
4 - Repõe vitaminas
Pepinos têm a maioria das vitaminas que o corpo precisa em um único dia. Vitaminas como A, B e C impulsionam o sistema imunológico e fornecem energia ao corpo. Para torná-lo ainda mais poderoso, é recomendável misturar o sumo do pepino com espinafre e cenoura.
5 - Contém minerais importantes para a pele
Ele é rico em potássio, magnésio e silício. É por isso que não faltam tratamentos à base de pepinos em spas e clínicas de estética.
6 - Auxilia na digestão e perda de peso
Devido ao seu alto teor de água e baixo teor calórico, o pepino é uma fonte ideal para as pessoas que estão procurando perder peso. Recomenda-se o uso de pepinos em sopas e saladas, ou até mesmo como tiras crocantes mergulhadas em iogurte desnatado. Mastigar pepino dá às mandíbulas um bom treino e ainda oferece uma ótima quantidade de fibras, que são boas para a digestão. Além de tudo isso, o consumo diário de pepinos pode ser considerado uma ajuda para a constipação crônica.
7 - Melhora a aparência dos olhos
Colocar uma fatia gelada de pepino sobre os olhos inchados parece ser algo de luxo e inútil, mas isso realmente pode ajudar a reduzir as bolsas e as olheiras abaixo dos olhos. Isso ocorre devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
8 - Diminui o risco de vários tipos de câncer
O pepino é conhecido por conter secoisolariciresinol, lariciresinol e pinoresinol. Eles têm uma forte ligação com a redução do risco de vários tipos de câncer, incluindo os de ovário, mama, próstata e o câncer uterino.
9 - Auxilia no tratamento da diabetes, reduz o colesterol e regula a pressão arterial
O sumo do pepino contém um hormônio que é necessário para as células do pâncreas produzirem insulina, que é amplamente difundida por ser benéfica para pacientes diabéticos. Pesquisadores descobriram que um composto químico encontrado nos pepinos pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol. Por conter uma grande quantidade de fibras, potássio e magnésio, o pepino trabalha de forma eficaz na regulação da pressão arterial.
10 - Age em doenças no interior da boca
O suco de pepino cura e refresca gengivas doentes. Uma fatia de pepino pode ser pressionada contra o céu da boca com a língua e, em cerca de um minuto e meio, alguns compostos químicos presentes no vegetal matam as bactérias bucais que são responsáveis por causar o hálito desagradável.
11 - Suaviza cabelos e unhas
A sílica mineral presente no pepino dá mais brilho e mais força aos cabelos e às unhas. O enxofre e sílica em pepinos podem ajudar também no estímulo do crescimento dos cabelos.
12 - Promove a saúde das articulações, alivia artrite e a dor de gota
Como o pepino é uma excelente fonte de sílica, ele promove a saúde das articulações, fortalecendo os tecidos conjuntivos. Quando misturado com suco de cenoura, o pepino pode aliviar a dor de gota e da artrite, diminuindo os níveis de ácido úrico.
13 - Cura a ressaca
Para evitar a dor de cabeça de manhã ou a ressaca, é recomendável comer algumas fatias de pepino antes de ir dormir. Pepinos contem níveis suficientes de vitaminas do complexo B, açúcar e eletrólitos, que reabastecem muitos nutrientes essenciais e reduz a gravidade de dores de cabeça.
14 - Mantém os rins em forma
Como o pepino reduz os níveis de ácido úrico no corpo, ele acaba mantendo os rins saudáveis, diminuindo a chance de adquirir cálculo renal.